domingo, 15 de julho de 2012

ANALISANDO O CENÁRIO POLÍTICO DO MOMENTO



    
                                                    Imagens do Google

Quando a gente pensa que as coisas estão melhorando, nos frustramos diante do que constatamos. Sou Vice-Presidente sindical e faço um programa de rádio aos sábados, onde abordamos os mais diversos assuntos que envolvem a sociedade. Dentre esses assuntos, a política está em destaque nos últimos programas. Um dos males que mais combatemos é a chamada maldita compra de votos. Todos os sábados estamos nós no programa pedindo as pessoas para terem consciência e não se deixar comprar e nem vender. Entretanto, tenho observado que essa prática ainda é muito comum. Quando você passa diante das casas dos candidatos, está sempre repleta de pessoas para tentar receber alguma ajuda. Parece até que aguarda exatamente esse tempo para ir a caça do ganhar alguma coisa em nome do voto. Aquela máxima ainda vale e muito para esses tempos que diz: as pessoas só valem alguma coisa no tempo da política. Utilizando-se dessa frase, uma grande maioria acredita piamente nisso e se elas recebem alguma coisa agora já foi tudo.
Você pode até me dizer que isso tudo que digo na rádio ou aqui no blog é demagogia e talvez eu também receba dinheiro de políticos ou que eu queira receber. Preciso dizer pra você que não. Este ano tive a oportunidade de me candidatar também e, com certeza receberia um bom dinheiro pra bancar a minha campanha, bem como conseguir votos pra quem eu me coligasse. Porém, pensando com  toda a força da razão, desisti nos últimos dias. Seria uma boa pra mim, pois como sou funcionário público, ficaria três meses sem trabalhar. Depois de todos este processo, descobri que fiz a coisa certa pelo menos por agora. Estou vendo como é terrível uma campanha política. Quantas pessoas estão movidas unicamente por interesses pessoas. Muitos estão tentando tirar logo agora sua pequena fortuna ainda nas campanhas. É sério. O povo não aprendeu nada ainda. Fica nas calçadas esperando o candidato dar o primeiro sinal pra abocanhá-lo pelas bitacas da roupa e pedir algo. Desse jeito vamos demorar ainda bastante tempo para vermos mudanças. 
Eu pensei que isso tivesse mudado um pouco, mas não mudou não. O povo se acostumou a viver mendigando. É bem verdade que muitos tem necessidades extremas e por isso veem durante esses período uma possibilidade angariar alguns míseros tostões. Mas, o pior são os que tem seus trabalhos, são pessoas estudadas e não precisariam se dar a esse papel, mas usam de sua esperteza para ficar com fatias maiores de recursos de campanha e, se o candidato ganhar, continuar puxando usufruindo da melhor. Deus do céu, até quando? Não é sem motivos que muita gente diz: detesto política, pois só tem ladrões. Se formos sensatos diríamos que tem razão. Não sou desses que diz isso, mas tem horas que fico decepcionado com o que vejo. 
Analisando as circunstâncias é realmente grave a nossa situação. O Brasil paga um preço caro por ter que conviver com essas estruturas arcaicas de poder e de falta de ética, de pudor... Temos que amargar pessoas que se elegem pra representar o povo quando não sabe representar nem a si próprio. Temos pessoas que são eleitas que não sabe qual seu papel caso chegue a ser eleito.
Mas uma coisa muitos políticos sabem: tirar vantagens. Isso eles tem tramado em suas mentes maquiavélicas. Sentem o cheiro do enriquecimento ilícito, tem a mente fértil para arquitetar planos de como desviar dinheiro que beneficiarão a sua própria pessoa. Isso não é difícil de se concluir, basta olhar os escândalos diário nos jornais pelo Brasil a fora. Olha a porrada de nomes de candidatos que não puderam se candidatar por causa se suas fichas que são uma sujeira total. As fichas desses candidatos estão sujas de todo tipo de falta de conduta com a coisa pública. Graças a Deus já estamos livre desses ladrões que nunca deveriam ter sido um representante do povo.
Mas não sejamos tolos de achar que tudo agora será uma maravilha. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

A politica tem este conceito a seguir: 

É a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.

A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.
A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.
Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsábilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.
Política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos práticamente obrigados a votar, senão sofreremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.(http://www.artigonal.com)
Este é o verdadeiro conceito da Política. Entretanto, pergunte para a maioria do que são candidatos pra ouvirem suas respostas.
Mas, nós vivemos numa democracia, embora seja capenga, devemos fortalecê-las, pois se não fizermos nossa parte, também nós somos cúmplices desses desmandos todos.

Professor Valdeni Cruz   


             

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...