terça-feira, 17 de julho de 2012

SAÚDE DE PENTECOSTE VAI BEM? VOCÊ DECIDE

Sobem os remédios
Caros Pentecostenses, quem de vocês já precisou do hospital daqui de Pentecoste alguma vez? Creio que quase todos nós que moramos aqui. Minha menina tem problemas alérgicos e tenho que ir ao hospital várias vezes. Em cada vez que ela vai, sempre o médico indica alguns remédios. Como sempre, faço a mesma pergunta: esses remédios aqui tem na farmácia da Secretaria de Saúde? O médico diz que este ou aquele outro tem. A verdade é que, se o médico passar três remédios, talvez encontremos dois, se for dois, talvez encontremos um. Se for fora de hora, claro, não terá nenhum. 
Particularmente, quanto ao atendimento por parte do hospital e dos médicos, tudo bem. 
Hoje, entretanto, minha menina estava com 40º de febre. Ao chegar no hospital, fui bem atendido e logo. O médico averiguou a situação e mandou aplicar uma injeção de Dipirona. OK! Porem, o Médico receitou outros dois remédios: Cefalexina para a garganta e Dipirona para febre. Como sempre, fiz a pergunta : tem estes medicamentos aqui na farmácia da Secretaria? O médico responde: sim. Vou até o a Sec. de Saúde. Ao chegar no recinto, a mulher que atende diz: não tem esses remédios. Eu, claro, mesmo com esforço, vou até a farmácia e compro os remédios, os quais me custam 30 reais. Graças a Deus ela tomou e já está bem.
Eu pude fazer isso. agora imagine que outra pessoa receba o mesmo atendimento e ao final tenha a impossibilidade de comprar os remédios, o que você pensa agora? Esta tudo bem? Como pode estar bem se um simples remédio pra febre, no caso da dipirona que custa um real, a farmácia da Secretaria de Saúde na tem, o que você acha que vai ter lá.
Isso serve de reflexão. Estou falando por mim, mas tenho certeza que muitos e muitos saem dali tristes pois sabem que não poderão comprar os remédios que não é nada barato.  

A pergunta é: o se deve fazer? de quem é a responsabilidade? pode-se dizer que isso é normal para nossa saúde? Há! outra coisa que observei lá no hospital hoje, foi os azulejos que estão se desprendendo das paredes e do chão. Isso eu observei pelo menos em três espaços por lá e até no banheiro masculino os azulejos estão se desprendendo. Lembrando que o Hospital está com bem pouco tempo que foi reformado.
Essas criticas que se podem averiguar com os próprios olhos.  
A saúde do Brasil tá um caos, é verdade, mas será que não há como fazer melhor? Será que há justificativas plausíveis para estes desmando? Fica aqui a minha pergunta.

Professor Valdeni Cruz   
   



Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...