quinta-feira, 19 de julho de 2012

MANDELA, EXEMPLO DE HOMEM QUE PROVOCA MUDANÇAS POSITIVAS NA HISTÓRIA




Dia Internacional de Mandela é destaque mundial no Twitter
 
Hoje, quarta-feira (18), a África do Sul rende homenagens ao ex-presidente Nelson Rolihlahla Mandela, que completa 94 anos. Uma canção de aniversário a Madiba --como o líder sul-africano é chamado em xhosa, uma das línguas oficiais da África do Sul-- entoada por 20 milhões de pessoas em diversas pontos do país marcou o início da celebração.

O mundo também festeja a data, instituída pela ONU como o Dia Internacional de Mandela --uma iniciativa para estimular todos os cidadãos a dedicarem 67 minutos a causas sociais, um minuto para cada ano que o líder sul-africano dedicou à luta pela igualdade racial e pelo fim do apartheid.

Mandela passa o dia em companhia da família em sua residência em Qunu, onde viveu durante a infância e retornou em maio, após uma breve internação em Johannesburgo para submeter-se a uma laparoscopia devido a uma dor abdominal. Sob vigilância médica desde 2011, ele "goza de boa saúde", assegurou, em maio, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul após vencer as primeiras eleições multirraciais no país, em 1994, ano em que o regime segregacionista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana, chegou ao fim.

Por sua mensagem de reconciliação e convivência pacífica entre os diferentes grupos étnicos que compõem o mosaico humano sul-africano, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, com o então presidente sul-africano, Frederik Willem de Klerk.

27 ANOS DE CÁRCERE

Nelson Mandela passou 27 anos como prisioneiro do apartheid, o regime segregacionista que deixou cicatrizes na história da África do Sul.

Primeiro presidente negro da nação africana, ele contribuiu para o fortelecimento da democracia em seu país.

Confira, a seguir, momentos marcantes da vida de Mandela:

1918 - Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho, perto da localidade de Qunu, em Transkei (hoje Cabo Ocidental). É o filho mais novo de um conselheiro do chefe do clã Thembu.

1944 - Mandela devotou sua vida à luta contra a dominação branca no país e deixou os estudos no começo da década de 40, na Universidade Fort Hare, para se dedicar à causa. Fundou a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (CNA), com Oliver Tambo e Walter Sisulu. No mesmo ano, casou-se com sua primeira mulher, Evelyn, com quem teve uma filha e dois filhos. Eles se divorciaram em 1957.

1952 - Mandela foi preso com outros ativistas sob o Ato de Supressão ao Comunismo. O cárcere, entretanto, não impediu que ele fosse eleito vice-presidente nacional do CNA.

1958 - Casamento com Winnie Madikizela, de quem viria a se separar em abril de 1992.

1962 - Ele deixou o país secretamente para treinamento militar na Argélia. De volta à África do Sul, foi capturado e sentenciado a cinco anos por incitamento e por deixar ilegalmente o país.

1963 - Enquanto cumpria pena, Mandela foi condenado por conspiração e sabotagem no Julgamento de Rivonia. Na época, transformou sua defesa em um testemunho político: "Eu celebrei a ideia de uma sociedade livre e democrática na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver e que espero alcançar. Mas se for necessário, é um ideal pelo qual estou pronto para morrer".

1964 - Em 12 de junho, Mandela e outras sete pessoas receberam pena de prisão perpétua em Robben Island, perto da Cidade do Cabo.

1990 - Frederik Willem de Klerk, último presidente branco da África do Sul, derrubou o banimento ao CNA e outros movimentos de libertação em 2 de fevereiro. Nove dias depois, Mandela foi libertado.

1991 - Mandela assumiu como presidente do CNA.

1993 - Em outubro, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz com Frederik de Klerk.

1994 - Em 10 de maio, um dia histórico para a África do Sul, Mandela assumiu como o primeiro presidente negro do país. Ele usou o seu prestígio em prol da reconciliação dos povos sul-africanos e estabeleceu uma Comissão de Verdade e Reconciliação para investigar crimes cometidos durante a luta antiapartheid.

1997 - Em dezembro, ele entregou a liderança do CNA para o então vice-presidente, Thabo Mbeki, na primeira etapa da transferência de poder.

1998 - Em 18 de julho, Mandela celebrou seu 80º aniversário com um casamento. Sua terceira mulher, Graca Machel, era viúva do presidente moçambicano Samora Machel.

1999 - Em 16 de junho, ele entregou o poder ao discípulo Mbeki, que considerava um líder mais jovem e melhor equipado para lidar com a economia moderna. Sua saída voluntária do poder foi vista como exemplo em um continente de ditadores de longa data.

2004 - Com 85 anos, em 1º de junho de 2004, anunciou redução na sua agenda pública. Ele passou a se dedicar ao combate ao número crescente de vítimas da Aids na África do Sul, levantando milhões de dólares em doações.

2005 - Em 6 de janeiro, seu único filho ainda vivo, Makgatho Mandela, morreu vítima de Aids, aos 54 anos. A tragédia ampliou a dedicação de Mandela no combate à doença.

2006 - Em 1º de novembro, recebeu o prêmio de "Embaixador da Consciência", da Anistia Internacional.

2009 - Em 7 de agosto, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, esteve com Mandela e disse ter "encontrado um tesouro perdido" em suas lições para futuras gerações. Em 11 de dezembro, estreou nos cinemas americanos o filme "Invictus", de Clint Eastwood. O longa-metragem relata como Mandela trouxe o campeonato de rugby de 1995 para a África do Sul, utilizando o esporte para amenizar as tensões raciais no país.

2010 - A África do Sul sediou a Copa do Mundo. Mandela foi saudado como um herói de alcance internacional.


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...