20/07/2012
- Rejeição por unanimidade em Fortaleza, no Cariri e em Sobral. Assim,
professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) se posicionaram
ontem em relação à proposta de reestruturação da carreira e respectivo aumento
salarial apresentada pelo Governo Federal na última sexta-feira, 13.
Cerca
de 200 docentes se reuniram ontem em assembleia geral no auditório do Centro de
Ciências, no Campus do Pici e opinaram que a proposta só é boa para docentes
que estão no fim da carreira, e totalmente sem futuro para aqueles que estão
começando. O encontro foi transmitido por videoconferência para o Interior do
Estado. A conclusão é de que a proposta não reestrutura de fato a carreira, uma
vez que vários pontos necessitam de reformulação.
Um
deles é o cálculo que, conforme avaliaram, reduz salários de professores da
ativa e de aposentados. A assembleia também se posicionou contrária ao reajuste
somente em 2015, exigindo que haja aumento real com pagamento a partir de
janeiro de 2013. Na avaliação dos docentes, a criação da categoria professor
associado provocou distorções que prejudicam os professores mais antigos que
não ascenderam a essa classe.
Conduzindo
a assembleia, o presidente da Adufc-Sindicato, Marcelino Pequeno, afirmou que,
atualmente, a carreira docente é muito desestruturada e que a proposta do
Governo desestrutura muito mais. Segundo ele, isso cria barreiras para a
promoção de uma classe para outra e, em termos de remuneração, apenas repõe a
inflação para alguns e para outros não chega sequer a isso.
Da
forma como está colocada, disse Pequeno, um professor com doutorado vai
ingressar na carreira na condição de auxiliar I, e, para chegar a titular,
precisará de, no mínimo, 19 anos. Para ele, isso é um desestímulo. O
posicionamento dos professores será apresentado segunda-feira ao Governo Federal,
em Brasília. Em todo o País, 57 instituições federais de ensino superior estão
em greve.
Rosa
Sá | O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário