quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O QUE NOSSA JUVENTUDE PENSA?



Arquivo de Fotografias - jovem, par, escalando, 
montanha, pico, 
ajudando, mulher, 
parte. fotosearch 
- busca de fotos, 
imagens e clipartQuer saber o que os jovens pensam? Então vá procurá-los. Eles dizem o que sentem de perto pra nós professores. Eu escuto todos os dias seus anseios, seus medos, suas dúvidas.... Como educador tento o tempo todo animá-los a irem adiante e enfrentarem os desafios da vida. Eles se empolgam mas a vida é cruel com muitos deles. Alguns destes meninos tem no olhar o ar da tristeza e do abandono da vida para com eles. É nestas horas que eu, mesmo não concordando, entendo suas atitudes diante da tentação de alguns reais oferecidos pelos candidatos para que estes votem pelo dinheiro. Falo com veemência sobre o assunto, mas a realidade e muita dura. Você pode imaginar um jovem com 15, 16...25 anos sem ter uma roupa digna, um sapato digno, um certa quantia de dinheiro para ir uma festa, a uma ambiente de lazer? Pois é estes jovens que nós professores temos em nossas humildes salas de aula. Eles dizem pra gente: será mesmo professor que tem alguém que pense com sinceridade num futuro pra nós? Muitas vezes temos que engolir a seco porque não temos respostas para lhes dar.  E não temos porque já estamos um pouco mais experientes do que eles.

 Muitos de nós já sofremos o pão que o diabo amassou para chegarmos aonde chegamos. E em nosso tempo também ouvíamos promessas de pessoas dizendo que o nosso futuro seria brilhante mas era tudo ilusão.  Será que poderíamos esperar por dias melhores desta vez. 

Nossa juventude tem sonhos e elas acreditam, mas se estes sonhos não se realizam ai vem as frustrações e é neste momento que muitos pensam em entrar noutros caminhos. 
Portanto, é hora de investir nos sonhos da juventude. São eles que construirão o nosso futuro.

Professor Valdeni Cruz  

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...