A ONU através do seu setor de Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) divulgou nesta terça-feira que o Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina em distribuição de renda, ficando atrás somente de Guatemala, Honduras e Colômbia.
A América Latina é a região mais urbanizada do mundo. O relatório diz que a taxa de população urbana chegará a 89% em 2050. O índice de urbanização brasileira foi o maior em toda a pesquisa, entre 1970 e 2010. O Brasil avançou no combate a desigualdades nas últimas décadas. O país era, em 1990, o primeiro colocado no ranking das nações com pior distribuição de renda.
O estudo destaca o forte crescimento do PIB brasileiro, deixando para trás México, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Hoje, o PIB do país representa 32% do total do PIB da América Latina. Porém, quando se analisa o PIB per capita, o Brasil ocupa a décima terceira colocação, atrás de México, Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela.
O estudo da ONU-Habitat ressalta que, apesar dos problemas e desafios para desenvolver as cidades, o Brasil e a América Latina estão prestes a viver um novo ciclo de transição urbana, que tem como objetivo garantir a melhora da qualidade de vida nas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário