terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cid garante apoio às ações do TCM


Publicado em 9 de agosto de 2011


Clique para Ampliar
Governador destaca a importância dos tribunais de contas, na fiscalização dos recursos públicos 
RODRIGO CARVALHO
A Corte de contas municipais é responsável pelo acompanhamento das receitas e despesas dos 184 municípios do CE
O governador Cid Gomes (PSB) disse ontem, na inauguração da nova sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que estará sempre aberto aos pleitos daquela Casa, por reconhecer a importância dos serviços que são prestados.


Para o governador, "as cortes de contas, quer seja dos municípios, quer seja dos estados, despertam interesse da população e não podemos deixar de apoiá-las para que elas cumpram seu papel com lisura e imparcialidade". O TCM, agora só está precisando de aumentar o seu contingente de técnicos para acelerar a fiscalização nos 184 municípios cearenses.


O governador Cid Gomes presidiu a solenidade de inauguração do prédio do TCM ao lado de várias outras autoridades como o ministro do STJ, César Asfor Rocha, dos ministros do TCU, Valmir Campelo e Ubiratan Aguiar, e, do ministro da Secretaria dos Portos, Leônicas Cristino, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Roberto Cláudio, desembargadores, deputados federais, estaduais, secretários estaduais, prefeitos e vereadores.


Iniciativa
O momento foi classificado como simbólico pelo presidente do Tribunal, Manoel Veras, que considerou a nova sede como um diferencial, um divisor dentro da crônica de daquela Corte. Esclareceu que não estava falando apenas de um "prédio novo, mas de iniciativa bem sucedida como ícone de peso em um conjunto de políticas gerenciais idealizadas para preparar e projetar o TCM rumo a circunstâncias mais complexas".


Em seu discurso o presidente Manoel Veras ressaltou o trabalho do seu antecessor, conselheiro Ernesto Sabóia, que foi o idealizador e condutor da execução da execução da obra. Lembrou também outras obras importantes da gestão do seu antecessor como inovações introduzidas nos procedimentos operacionais, incorporação de tecnologias, estímulo ao mérito profissional de servidores e o exercício da compreensão de diálogo com a sociedade.


O conselheiro Ernesto Sabóia, ao discursar, também agradeceu ao governador. Ressaltou o preço da obra, lembrando que o custo foi inferior a R$ 1.700,00 por metro quadrado. Ao todo a obras custou recursos da ordem de R$ 13 milhões. Com a nova sede o TCM passou a dispor de uma área superior ao dobro do que contava pois passou de 3.500m² para 8.000m², aproximadamente.


O governador ainda afirmou que seu pai, José Euclides Ferreira Gomes, o incutiu respeito ao TCM, pois costumava a dizer que, como prefeito de Sobral, teve todas as suas contas aprovadas pelo TCM com louvor, acrescentando que "a partir de hoje (ontem) os servidores que trabalham nesta Corte de contas terão meios mais eficientes para fazer com que os recursos públicos cheguem ao povo cearense".


Para Cid, tão fundamental quanto uma nova estrutura física e melhores condições de trabalhos é o zelo com o dinheiro público. "No momento em que investimos em orientação e fiscalização na aplicação dos recursos, estamos multiplicando a capacidade de servir ao Estado e à sociedade".

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...