quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O poder dos blogs


Surgem novos e influentes canais de informação para as empresas.

Por Marcello Póvoa
A força da informação 

Os blogs estão no centro das atenções da mídia. Reportagens recentes em publicações como Veja, Bussiness Week e New York Times colocam em voga a dinâmica informativa e o conseqüente poder de comunicação dos blogs. Fundamentalmente, este poder consiste em permitir que qualquer pessoa expresse seu conhecimento e opiniões para qualquer um que se disponha a ouvir. Um blog provê a seu criador um veículo de mídia próprio, que pode conter texto, fotos, áudio e mesmo vídeo. A força de influência de um blog começa a se manifestar quando o conteúdo exposto é interessante e os usuários conseguem achá–lo no oceano de informação da internet.
Um forte exemplo desta influência aconteceu na eleição presidencial dos EUA de 2004, onde verdadeiras convenções políticas aconteceram via blogs e a Casa Branca os reconheceu como “imprensa”. Calcula–se que já existem cerca de 9 milhões de blogs publicados e algo como 40 mil novos blogs são criados todos os dias.
Aplicações corporativas

Blogs saíram da fase de simples diários pessoais para ferramentas de comunicação com alta capacidade de ação – e respectivo retorno. Corporações começam a compreender este mecanismo e utilizá–lo a seu favor como canais de relações públicas, fomento de recursos humanos, compreensão do perfil do cliente (CRM) e mesmo como um novo canal de publicidade. Recentemente Bob Lutz, vice–presidente da GM americana, lançou o Fastlane com o objetivo de relacionamento com os consumidores dos carros e serviços da empresa. Neste blog, o cliente GM pode ver novidades técnicas, processos de produção, tendências de mercado, impressões de shows automotivos e muito mais – tudo diretamente do vice–presidente da empresa. Naturalmente, trata–se de um veículo importante de captação das reações do consumidor, que pode opinar sobre temas relatos.
Em outra iniciativa, a GM direciona os jornalistas para o Automobear.compara análises e informações do campo automobilístico. Este blog é usado como um canal importante de assessoria de imprensa para a empresa.
Como qualquer veículo de mídia, os efeitos de determinada comunicação em um blog podem gerar conseqüências inesperadas. Um cientista do laboratório nuclear de Los Alamos criou um blog para que funcionários pudessem expor preocupações e problemas com as instalações nucleares. Alguns membros do congresso americano viram e agora começam a notar razões para um possível fechamento do laboratório.
Uma aplicação notoriamente em expansão dos blogs é a publicidade. Empresas (e respectivas agências de publicidade) estão aproveitando a capacidade de segmentação de público alvo nos blogs para tiros certeiros de exposição de produtos e serviços. No mais, blogs com conteúdo atrativo tem uma propensão a expansão viral, ou seja, a propagação da audiência através da formação de opinião online (e–mails, chats, fórums etc.). Como conseqüência, usuários começam a criar links para seus blogs de interesse e forma–se um círculo virtuoso de audiência. Não existe forma mais eficiente de conversão em publicidade do que a transmissão de opinião “boca a boca”. Assim, blogs tornam–se naturalmente veículos interessantes para propaganda.
Um artifício de propaganda que começa a ser usado na prática são os “Flogs”, que são falsos blogs criados por empresas para anunciar seus produtos e assim formar opinião. Por exemplo, o departamento de marketing de determinada corporação pode criar um blog assinado por autor fictício elogiando seus produtos. Se este “Flog” for bem feito e conseguir atrair atenção vai naturalmente gerar um “boca a boca” online com alta capacidade de conversão.
Uma novidade “antiga” 

Apesar de estarem em voga, o conceito de blogs não é nenhuma novidade. A idéia de uma ferramenta onde usuários possam publicar conteúdos de forma fácil e intuitiva já tem alguns anos. Na verdade, vários fatores aconteceram em paralelo e assim permitiram um crescimento significativo do poder de influência dos blogs.
O próprio crescimento exponencial da penetração da internet na população resultou em uma maior popularidade dos blogs. No entanto, este crescimento da rede gerou um oceano de informação sem organização hierárquica. Assim, mecanismos de busca eficientes como Google têm sido fundamentais para que os blogs sejam encontrados e conseqüentemente tenham sua popularidade propagada.
Outra questão importante foi o barateamento e assim crescimento da base instalada de celulares e câmeras digitais. Tal fato permitiu que conteúdos de texto, fotos e vídeo sejam registrados e publicados nos blogs – mesmo remotamente, via redes sem fio.
Protocolos como o RSS (Real Simple Syndication) foram também um fator para catalisar o crescimento dos blogs. Com o RSS, um usuário pode acompanhar informações publicadas em blogs de seu interesse – só que em outro endereço, como por exemplo uma página de um portal corporativo.
Assim, nota–se que o poder dos blogs é na verdade resultado de uma conjunção de fatores que evoluíram ao longo do tempo. O fato presente e importante é que a manifestação de influência de comunicação via blogs sinaliza uma tendência de segmentação dos canais de mídia – sem no entanto haver perda no poder de geração de efeitos em escalas massivas. É fundamental que empresas fiquem atentas pois possivelmente teremos algumas mudanças nos paradigmas de gerência da comunicação nos anos que virão. Blogs são antes de mais nada uma atitude. A evolução da tecnologia provê as bases para que esta atitude se manifeste. [Webinsider]

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