sábado, 13 de agosto de 2011


Petrobras resiste a incluir tecnólogos nos editais de concurso público

Um assunto que ainda não entrou na agenda
Luiz Augusto Caldas Pereira, Dante Barone e Luiz Pereira Caldas
 A Petrobras, que emprega 12 mil pessoas em Campos (RJ), em cinco concursos sequentes vetou a inscrição de tecnólogos e proíbe que sejam contratados pelas empresas terceirizadas. A informação foi dada por Luiz Augusto Caldas Pereira, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, ex-diretor geral do Cefet no município carioca, na mesa-redonda Desafios do ensino tecnológico e profissionalizante, na 60ª Reunião Anual da SBPC em Campinas (SP) em 2008.

"É uma questão política e não de conteúdo da formação de tecnólogo", disse Luiz Pereira Costa, ao informar que a política de recursos humanos da Petrobras é traçada por engenheiros. Após reuniões com a empresa estatal para tratar do assunto quando era diretor do Cefet, ele conta ter concluído ser preconceito o motivo do veto. Segundo ele, o ministro Fernando Haddad está lidando com o assunto, “que só se reverte politicamente".

Com relação à eliminação do veto da Petrobras aos tecnólogos, José Ferreira Costa, reitor do Instituto Federal do Maranhão, que participou da mesa-redonda com Dante Barone, da SBPC, disse na ocasião que “o MEC tem sido muito tímido”. Este repórter cobriu este painel na Reunião da SBPC para o “Jornal da Ciência”.

Cláudio Ricardo Gomes de Lima
Ainda hoje está em vigor a resistência da Petrobras em incluir os tecnólogos nos editais da companhia, confirma Cláudio Ricardo Gomes de Lima, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ele disse que tem cobrado do ministro da Educação, Fernando Haddad, uma agenda para tratar do assunto com o presidente da companhia, Almir Gabrielli, mas a proposta não tem avançado devido a outras prioridades do titular do MEC.

O presidente do Conif acrescentou que a cada edital da empresa que exclui os tecnólogos recebe uma onda de cobrança. Também reitor do IFCE, ele diz que cogitou do Conif entrar com uma representação no Ministério Público contra a Petrobras, porém foi dissuadido por outros membros da diretoria da entidade nacional. “O governo cria todo o aparato legal e dá prerrogativas plenas para o exercício profissional do tecnólogo e por isso é um contra-senso esta barreira, que virou um tema recorrente no Conif”, afirmou.

Realidade de discriminação que persiste ainda hoje

O mais recente processo seletivo da Petrobras, lançado em julho, teve 173.686 candidatos inscritos, informa a Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional da companhiaem nota à imprensa distribuída nesta sexta-feira, 12 de agosto. Nenhum vaga foi ofertada neste concurso para tecnólogo.

“O concurso é destinado ao preenchimento de 590 vagas, distribuídas por todo o país, além de formação de cadastro reserva. Desse total, 442 são para os cargos de nível médio e 148 para nível superior. As inscrições para o concurso foram encerradas em 31 de julho”.

O total de inscritos por vaga pode ser encontrada no link http://www.cesgranrio.org.br/pdf/petrobras0111/petrobras0111_candvaga.pdf

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas em 28/08. A partir do dia 24 de agosto, os candidatos poderão obter o cartão de confirmação de inscrição no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), instituição organizadora do processo seletivo.

O Plano de Negócios 2011 a 2015 da Petrobras prevê a política de ingressos sistemáticos de cerca de 14 mil novos empregados na companhia até 2015. Mais informações sobre o concurso, em andamento, podem ser consultada no site www.petrobras.com.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...