quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Presidente discursou em evento na Bulgária Foto: Roberto Stuckert Filho, PR/Agência Brasil


TARIQ SALEH

Direto de Sófia
A comparação da presidente Dilma Rousseff com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e a irritação da brasileira com uma tradutora durante seu discurso foram tema das três principais emissoras de televisão da Bulgária. Ela realiza uma visita oficial de dois dias ao país, em uma viagem que passou anteriormente pela Bélgica.
Um grupo de taxistas se reuniu no saguão de um hotel da capital para assistir às imagens do encontro entre ela e o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov. Durante seu pronunciamento, a brasileira ficou visivelmente irritada com a tradutora búlgara, que por diversas vezes interrompia Dilma antes que a presidente terminasse suas frases.
Em alguns momentos, e diante dos olhares dos mais de 80 jornalistas brasileiros e búlgaros que cobriam o discurso, Dilma corrigiu a tradutora quando percebeu que algumas palavras (com som parecido com o latim) não haviam sido traduzidas corretamente. Outra emissora, ao chamar Dilma de "dama de ferro", provocou gargalhadas nos taxistas. O canal ainda frisou o momento em que a tradutora mais a irritou, quando a interrompeu por duas vezes na mesma frase antes que a terminasse. "O olhar penetrante da presidente brasileira certamente deixou a tradutora ainda mais nervosa", afirmou o canal.
Lula
As emissoras também compararam o estilo de Dilma com seu antecessor Lula. Segundo elas, é visível o desconforto da presidente brasileira com os protocolos e cerimoniais, chamando-a de uma "mulher de ação, trabalho duro e prática". Já Lula, disseram, ficava mais à vontade diante dos holofotes, com um estilo mais político e de um "astro global".
"São dois estilos muito diferentes - enquanto Lula era mais imprevisível e às vezes informal nos encontros diplomáticos, Dilma é mais discreta e não gosta da atenção da mídia." No entanto, segundo um terceiro canal búlgaro, o estilo durão e sério de Dilma provoca a curiosidade da mídia internacional e o público em geral. O canal pondera que o motivo pode ser o fato da brasileira "ser uma mulher que é apontada como uma das mais poderosas do mundo, líder de uma nação cada vez mais emergente".
Ao final do noticiário, outro taxista fez sua própria análise sobre a presidente brasileira. "Eu gostei dela, durona, séria, atributos necessários para uma líder de um país grande como o Brasil", disse Nikolai Panov.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...