quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Movimento contra a corrupção na Capital


Clique para Ampliar
Centenas de Manifestantes erguem vários
 cartazes para cobrar promessas feitas por políticos,
 a validação da Lei da Ficha Limpa
 e outras ações de combate à corrupção no Brasil
 

Os manifestantes cobraram a validação da Lei da Ficha Limpa e a lei que torna hediondos os crimes contra o erário

Atos de combate à corrupção marcaram o feriado da Proclamação da República em pelo menos 33 cidades do Brasil, incluindo Fortaleza. Ontem, centenas de manifestantes se reuniram no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por volta das 15h, para protestar contra o mau uso dos recursos públicos.

Na ocasião, os manifestantes defenderam a validação da Lei da Ficha Limpa para as eleições do próximo ano e o voto aberto nas Casas Legislativas. Também pediram a aprovação, no Congresso, do projeto do senador Pedro Taques que torna hediondos os crimes de corrupção, aumentando a pena nesses casos para quatro a 12 anos de prisão.

A Marcha contra a Corrupção de ontem revelou maior adesão popular que os dois outros movimentos já realizados na Capital com o mesmo objetivo, nos feriados de 7 de setembro e de 12 de outubro. De acordo com a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participaram do evento. Em Fortaleza, o movimento é organizado por vários grupos, dentre os quais estão os chamados Unidos Contra a Corrupção a Ação Cearense de Combate à Corrupção e à Impunidade (ACCI).

Francisco de Assis Soares, coordenador da ACCI, disse que a realização desses atos marcam a primeira etapa de um movimento criado para atuar de forma permanente. "Nós estamos no primeiro estágio, de mobilização e conscientização. Na próxima fase, sairemos das palavras para a ação. Estamos organizando cursos de controle social para 150 pessoas, e a ideia é criar grupos permanentes de fiscalização das contas públicas", informou.

O protesto contou com a participação de professores, movimentos sociais e muitos estudantes, que pintaram os rostos com as cores verde e amarelo, uma referência ao movimento dos Caras Pintadas, de 1992.

Resultados

A estudante Ana Carolina Lessa erguia um cartaz com os dizeres: "Pecar pelo silêncio quando deveria protestar". Segundo ela, o objetivo é alertar às pessoas que o potencial de reivindicação e de conseguir resultados do brasileiro é grande, mas está sendo desperdiçado.

"É preciso atrair a atenção das pessoas porque aí o movimento tende a crescer e assim teremos condições de chamar a atenção dos políticos para começar a mudar essa realidade de corrupção que vivemos hoje", declarou Ana Carolina.

Pensamento semelhante é do engenheiro Manoel Montenegro de Souza, que disse lutar contra a corrupção desde a era Collor. "Acho que todos os brasileiros precisam lutar pelos seus direitos. Nós já estamos conseguindo chamar a atenção de alguns políticos", comemorou.

Durante a concentração, no Dragão do Mar, vários manifestantes se pronunciaram em um carro de som. Representantes de estudantes fizeram uso da palavra para destacar a importância da participação da juventude na luta contra a corrupção.

Outros oradores destacaram a importância na internet para o evento, visto que as redes sociais tem multiplicado discussões e integrado participantes. Os manifestantes saíram do Dragão do Mar às 16h, em direção à Beira Mar. Pararam no Aterro da Praia de Iracema e seguiram em protesto até o Náutico.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...