quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O perigo que corre os grupos de pessoas em todas as intituições

Durante anos vivendo dentro de grupos e setores onde estão pessoas é incrível. Em todo lugar tem aqueles que tentam manipular os outros. É na igreja, nas escolas, nos grupos sindicais.... São aqueles que estão na frente tentando comandar tudo do jeito que quer. As vezes dar um ar de que até está acolhendo sempre a opinião dos demais. Só que na realidade tenta impor a sua. E pior é quando faz isso para afrontar a outros. É como se usasse o poder ou cargo que tem para dizer: eu posso e eu faço. Pena que algumas pessoas não entendem que nem sempre a força vence a razão. Dentro das igrejas isso acontece por meio da imposição e do medo dos castigos que aqueles que estão afrente põe sobre os pobres membros que levados por uma demência não usa a razão que Deus lhes deu. Na política usa-se da barganha, ou seja, aqueles que foram apadrinhados sentem-se na obrigação de concordar com tudo que o chefão diz. Há ainda aqueles que tendo suas ideias, defendem a todo custo sem levar em consideração as vantagens e desvantagens de tal ideia defendida. Isso para tentar impressionar ou demonstrar o que talvez pelo lado mais sensato não fosse possível. 
Justifica-se que é necessário tais gastos ou tais eventos para isso ou para aquilo, quando na realidade se usasse a razão encontraria outros meios para o fim desejado.
É realmente complicado lidar com gente. Mas é com gente que acabamos nos entendendo. Pior mesmo é quando temos medo do debate franco e aberto. Se não tivéssemos medo do debate franco e aberto com certeza as incertezas seriam aniquiladas. A questão é porque estamos sempre armados com nossas convicções e nossas reservas. Pensamos: quero ver quem vai fazer eu mudar de ideia, quero ver quem vai me obrigar a isso ou aquilo, quem vai me atrapalhar... Desse modo todos saímos perdendo, pois olhando apenas para o nosso umbigo corremos o risco de ver o resto do corpo que com o umbigo completa a importância dele todo.

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...