terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Brasil pode ser a 5ª economia do mundo


G1 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (27) que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015.
De acordo com o ministro, a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que o Brasil atinja a posição em 2015.
Entretanto, na avaliação dele, isso pode acontecer “um pouco antes” devido às dificuldades que os países europeus devem enfrentar nos próximos anos por conta da crise financeira.
 
Para ele, o crescimento econômico na Europa nos próximos anos deve ser de cerca de 2% e, no Brasil, de 4% a 4,5%, em média.
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas para Economia e Negócios (CEBR, em inglês) e publicada nesta segunda-feira por jornais britânicos apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ultrapassou o do Reino Unido em 2011 e se tornou o sexto maior do mundo.
Ao comentar o resultado da pesquisa, também na segunda-feira, Mantega disse que a tendência é de que o Brasil consolide essa posição nos próximos anos e se mantenha entre as principais economias do mundo. Ele afirmou, porém, que deve levar ainda entre 10 e 20 anos para que a população brasileira tenha qualidade de vida semelhante à europeia.
Indústria Têxtil
Mantega informou ainda que o governo federal vai alterar o regime de tributação para a importação de produtos têxteis. Segundo o ministro, ao invés da cobrança “ad valorem” (um percentual sobre o valor do produto importado), a alíquota do Imposto de Importação será cobrada “ad rem”, ou seja, será definido um valor absoluto, em dinheiro, a ser pago sobre o volume trazido do exterior.
O objetivo da medida é dificultar o subfaturamento de produtos importados, que prejudicam a indústria têxtil nacional. De acordo com Mantega, o Brasil vai encaminhar à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma petição para liberar a aplicação da salvaguarda. O processo deve ser concluído até março de 2012.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...