terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE



De repente, sobreveio no mar uma violenta tempestade, de tal maneira que as ondas encobriam o barco. Ele, contudo dormia.
Mateus 8.24 (KJA)




No decorrer de nossas vidas, nos deparamos com situações que nos levaram a desenvolver diversas habilidades. O carpinteiro que com grande destreza e pulso firme, molda amadeira de acordo com o desenho ou modelo de móvel requerido. O pedreiro que ao receber a planta, faz de um terreno vazio e sem nada uma casa linda e aconchegante, enfim, todos desenvolvemos algum tipo de habilidade.

Vemos no texto os discípulos em uma situação de apuro em meio ao grande mar, onde uma grande tempestade se levanta contra o barco em que eles estavam o que me chama a atenção é que naquele barco, havia homens que tinham grandes habilidades em navegação e pescaria, não eram aventureiros em alto mar, concerteza sabiam como conduzir um barco mesmo em águas revoltas e sobre grande tempestade.

Mas concerteza até então não tinham se deparado com tamanha tempestade é já não sabiam como conduzir mais o barco em segurança. A Bíblia não narra isso, mas eu acredito que eles lutaram bravamente contra aquela tempestade, acredito fielmente que usaram todo o conhecimento que tinham alcançado ao longo do tempo em que eram pescadores, mas em um determinado tempo eles chegam a uma conclusão: Não vamos conseguir! Já fizemos tudo que sabíamos. Nosso conhecimento e nossas habilidades foram testados ao máximo e mesmo assim não resolvemos essa situação.

Quantas vezes isso já aconteceu comigo, em meio a uma grande tempestade, depois de lutar com todas as armas e usar todas as habilidades que conhecia em relação a aquela circunstância eu não via solução e confesso a você: É frustrante! Vemos agora os discípulos em meio essa situação às ondas estão a ponto de afundar o barco, já não tem mais alternativa ou experiência em navegação que resolvesse o problema, eles tomam uma decisão: Vamos acordar o Mestre!.

A Bíblia descreve no texto que Jesus estava dormindo na proa da embarcação e os discípulos chegam até Ele clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos todos perecer!". (Mt 8.25). E levantando Jesus, disse a eles: "Porque estais com tanto medo, homens de pequena fé?"

Forte foram as palavras de Jesus aos seus discípulos, e já ouvi muitas pessoas quando falam a cerca dessa passagem se colocarem ao nível de Jesus e dizer: "Aqueles homens eram fracos e de pouca fé". Jesus disse essas palavras, pois viu neles medo e toda vez que demonstramos medo de alguma coisa deixamos de crer em Jesus. Em Provérbios 1.33 Jesus diz: "Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.". E quando tememos algo deixamos de ouvir a voz de Jesus e paramos de confiar no seu grande poder.

O Apostolo Paulo diz que o medo é um espírito maligno e que não provém de Deus. "Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." (2 Tm 1.7 NTLH).

E agora eu pergunto a você: Você nunca sentiu medo? Jesus em uma certa ocasião se dirigia a casa de um homem chamado Jairo (Mc 5.35-42; Mt 9.23-26; Lc 8.49-56), narram esta história e antes mesmo de chegar a casa de Jairo alguns dos seus empregados chegam até a ele e falam: "Seu Jairo, a menina ja morreu. Não aborreça mais o Mestre." Imagina o cenário, não era favorável, estamos falando de morte e quem não sente um certo temor quando ouvi falar que a morte rodeia alguém que ama.

O que mais chama minha atenção aqui é a reação de Jesus, Ele diz: "Não tenha medo, tenha fé." Jesus sabia que se o medo chegasse até o seu coração o milagre não aconteceria.

Precisamos acreditar mesmo depois de termos gasto todas as nossas energias e usado de todas as habilidades possíveis, Jesus está nos dizendo: "Não tenha medo; tenha fé." mesmo quando as circunstâncias se levantarem contra você, do mesmo modo que aquela tempestade se levantou contra o barco em que eles estavam, Jesus continua nos dizendo: "Não tenha medo, tenha fé." Exercite sua fé em Cristo, creia Nele e verá o milagre acontecer, o mar vai se acalmar, o vento vai se calar, o morto vai ressuscitar e a vitória chegará a sua vida.

Lembre-se da promessa que Ele nos fez em Isaías 41.10 "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." 

Que Deus o abençoe.



Boa leitura.
 
www.blogdogaldino.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...