segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Presidenta reitera compromisso de eliminar miséria no Brasil


Brasília, 26 (Prensa Latina) A presidenta Dilma Rousseff reiterou hoje o compromisso oficial de erradicar a miséria no Brasil antes de 2014, para o que tirarão da extrema pobreza os 16 milhões de brasileiros que ainda vivem nessas condições.

  "Não descansaremos até atingir nossa meta de tirar 16 milhões de pessoas da miséria. O Brasil que estamos construindo não é apenas para alguns, porque ele só é grande e forte se é para os 190 milhões de brasileiros e brasileiras", afirmou Rousseff em seu habitual programa radial das segundas-feiras "Café com a presidenta".

Ao comentar o principal programa de seu governo, que no próximo dia 31 cumprirá seu primeiro ano, a presidenta afirmou que estão no caminho certo e acrescentou que em 2011 conseguiram unir o país, os governadores estaduais e municipais e a sociedade civil em torno do compromisso de erradicar a extrema pobreza no Brasil.

Recordou que no início do ano detectaram que ainda existem no país 800 mil famílias que, apesar de terem direito, não recebiam os benefícios do Bolsa Família. Nos primeiros seis meses do Brasil sem Miséria conseguimos localizar 407 mil desses núcleos e incorporar ao programa 325 mil, disse Dilma Rousseff.

Para identificar essas famílias, mencionou, foi fundamental a chamada busca ativa, que é nosso compromisso de ir atrás dos extremamente pobres para lhes garantir seus direitos.

Destacou que, até 2013, o governo vai encontrar todos os brasileiros que vivem na miséria e incorporá-los ao Bolsa Família, um projeto social que distribui renda em troca do cumprimento de certas condições, e dar o direito e as condições para que os atendidos deixem de ser extremamente pobres.

Para conseguir esse objetivo, a presidenta brasileira ressaltou que a palavra fundamental é união e acrescentou que o Governo conseguiu mobilizar e comprometer todos os estados e o Distrito Federal com o programa Brasil sem Miséria.

Destacou que durante este ano adotaram medidas para fortalecer o Bolsa Família, como a ampliação de três para cinco o número de menores e adolescentes beneficiados por família, com o qual 1,3 milhão de brasileiros nessas idades foram incluídos no plano.

Além disso, prosseguiu Rousseff, fizemos mudanças para proteger uma maior quantidade de mães e futuras mães com os projetos Bolsa Gestante e Bolsa Nutrição, que já atendem 25 mil gestantes, o primeiro, e 92 mil mulheres com seus bebês, o segundo.

Sustentou que o programa Brasil sem Miséria também tem uma variante rural e durante 2011 foram distribuídas entre as famílias do campo 375 mil toneladas de sementes e avançaram no plano Água para Todos.

A presidenta brasileira exaltou a aceitação dos programas sociais e mais ainda a experiência de que o povo não quer favores, mas oportunidades, e por isso nosso esforço radica também em oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional, agregou.

Rousseff aproveitou que este é seu último programa de 2011 "para desejar em Um Ano Novo de muitas realizações para cada um dos brasileiros".

http://www.prensa-latina.cu

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...