quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Material didático chega a custar R$ 1,6 mil


Clique para Ampliar
FOTO: JOSE LEOMAR
Algumas pessoas já visitam as livrarias de Fortaleza para antecipar as compras do material didático e evitar o fluxo durante o mês de janeiro
Alternativa dos pais é pesquisar bastante na hora da compra para evitar maiores gastos e economizar o possível

A maioria dos pais não hesita quando o assunto é investir na educação e no futuro de seus filhos. No entanto, muitos ainda podem se surpreender com os altos valores do material didático para o próximo ano letivo.

De acordo com o gerente de vendas e proprietário da Livraria Mandacaru, Raimundo Bezerra, algumas listas de materiais do Ensino Médio, incluindo livros e paradidáticos, podem chegar a custar R$ 1.600,00.

Bezerra ainda afirma que comprar livros usados já deixou de ser uma boa opção, devido à exigência de muitos colégios em contar com novas edições reformuladas. Além disso, ele ressalta que "não tem como o consumidor fugir muito destes valores, pois os preços dos livros didáticos são rigorosamente tabelados em todo o Brasil".

Pesquisa é essencial

A alternativa para o consumidor economizar é pesquisar bastante na hora de comprar material escolar. Canetas, lápis, borrachas e cadernos, por exemplo, podem ser encontrados com preços bastante variados. "Temos várias peças para todos os tipos de bolso. Alguns clientes não se importam em pagar mais caro por um produto de uma marca mais conhecida ou de melhor qualidade, mas uma boa parte opta mesmo por itens mais econômicos. Eles também comentam bastante sobre o alto valor dos livros", diz a gerente de vendas da 

"Sem aumento"

Se os preços dos livros didáticos já estão elevados, a boa notícia é que eles não devem aumentar mais em janeiro. Segundo assegura o secretário do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros), Clayton Lima, a previsão é de estabilidade.

"As editoras não estão mais promovendo reajustes no início do ano, pois os colégios já querem ter uma noção de quanto vai custar o material, antes de divulgarem a lista. Neste ano, essas alterações foram feitas nos meses de agosto e setembro e o aumento ficou em torno de 8% e 10%, em comparação com 2010", afirma Lima.

Ele ainda garante que os paradidáticos não serão um problema, tendo em vista que seus preços não sofrem reajuste com frequência. "Os clássicos da literatura não costumam ser caros. Alguns, como Aves de Arribação, de Antônio Sales, não sofrem alteração no preço há mais de três anos", explica.

Demanda

Apesar da procura por material didático ainda ser discreta, diversas livrarias de Fortaleza já se dizem prontas para atender a demanda de janeiro, considerado por muitos vendedores como o melhor mês de vendas para esse tipo de material.

"O estoque já se encontra bem abastecido, pois passamos o ano inteiro visitando escolas e faculdades, com o intuito de saber o que essas instituições pretendem utilizar. Algumas instituições ainda não entregaram a relação do material, mas assim que recebermos já devemos fazer o pedido para a editora", diz o consultor educacional da Paulus Livraria, Fabiano de Sousa.

Devido ao menor fluxo de pessoas, quem prefere realizar as compras do material didático já neste mês de dezembro, como a comerciante Gleice Maria, pode evitar filas e correria, além de ter mais tempo para pesquisar.

"Em janeiro as livrarias ficam completamente lotadas. Gosto de antecipar minhas compras para ficar mais tranquila e olhar melhor os preços do material escolar", afirma.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...