quarta-feira, 16 de maio de 2012

A COMUNICAÇÃO QUE NÃO COMUNICA


Hoje em uma de minhas salas de aula dando aula de Geografia par alunos de 3º ano Fiz uma pergunta. O assunto abordado era regionalização do espaço. E, entre o assunto, perguntei se eles sabiam do ultimo programa lançado pela presidenta Dilma que lhes dizia respeito. Por incrível que pareça, nenhum desses alunos sabia da informação. Perguntei se eles sabiam do lançamento do programa Brasil Carinhoso, que vai aumentar os recursos do Bolsa Família em 70,00 por cada criança de 0 a 6 anos de Idade. Quando perguntei quem deles tinha irmãos com essa faixa etária,  a reposta foi imediata. Ai nesse momento eles se interessaram. 
Isso me chamou a atenção e  comecei a conversar serio com eles. Dizia: gente nós vivemos num mundo cercado de informação mas nós estamos aéreos sem saber de nada que de fato construa nosso pensamento crítico e nos coloque em contato com nossa própria realidade.
Eles reconheceram que padecemos muitas vezes por não fazermos nada para mudar. É impressionante como estamos usando os meios de comunicação somente para bobagens.
Quando  falamos sobre temas mais específicos como política por exemplo, ai é que a coisa é grave. Ninguém tem noção da importância de nossa participação política.  
É preciso trabalhar muito essas questões em sala de aula porque a falta de interesse é gigantesco. Enquanto isso, existem os que tem PHD em manipular a mente desses mesmos inocentes para mantê-los longe do conhecimento, pois estão certos de que o conhecimento muda a realidade das pessoas, o que tornará ameças sérias para estes. 
Eu dizia ainda que, enquanto continuarmos nessa inércia, pouca coisa ou quase nada irá mudar para melhor. É mais do que urgente que nossos educandos tome posição diante desses enormes desafios que estamos vendo acontecer todos os dias em nossa sociedade. A sala de aula é um ótimo lugar para se fazer cidadania. Devemos ensinar os conteúdos sistemáticos, mas esses mesmos conteúdos nos dão base para formar esses jovens para o exercício da cidadania. Se não for assim vamos continuar por mais um século sem ver mudanças concretas em nosso país.

Professor Valdeni Cruz

Um comentário:

Carlos Teixeira disse...

Excelente texto e fatalmente muito bem colocado em sala de aula.

Parabéns professsor

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...