sexta-feira, 15 de junho de 2012

Inscrições para Enem terminam nesta sexta-feira


Da Redação


Um dia do término do prazo, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 4,8 milhões, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes interessados em participar da prova tem até as 23h59 desta sexta-feira, 14, (pelo horário de Brasília) para fazer a inscrição no site do exame.

O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, fez um apelo para que os estudantes não deixem para se inscrever na última hora. Até as 17h de hoje, os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (799 mil), Minas Gerais (533 mil) e Rio de Janeiro (368 mil).

A confirmação da inscrição só é feita após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos.

Desde 2009, a prova ganhou maior importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

No primeiro dia de Enem (3 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...