sexta-feira, 31 de agosto de 2012

As velhas práticas da política ainda continuam bem presentes



Eu estou cada vez mais abismado a cada dia que passa. Conversando com um e com outro nesses tempos de calor político, fico sabendo de cada uma que mesmo que eu saiba que ainda existe, não sabia que era com tanta frequência. 

As pessoas ainda tem aquele mesmo ciclo vicioso do tempos dos coronéis. Existe como antes, os currais eleitorais demarcados por determinados candidatos, existe candidatos dando 50,00 para votar neles ou nos seus, existe candidatos pegando o número da seção onde  o eleitor vota, pessoas pedindo o banheiro da casa, existe pessoas pedindo até credito pra celular, sem contar as velhas viagens pra fortaleza pra levar pessoas pra fazer exames em fortaleza...

Pior, nós aqui somos um número ínfimo de pessoas com discussões calorosas  sobre o que poderia ser uma política de transformação. Pensando hoje sobre isso, é válido nossas discussões, mas quando penso que a grande massa não tem o menor acesso a este meio de comunicação, a única que ele vê é a TV, que em muitos casos emburrecem o cidadão. Fico triste e chego a conclusão de que ainda vai levar um tempo longo pra vermos de fato alguma coisa diferente. Vai levar tempo porque sabemos que nosso povo se viciou a viver mendigando os restos que lhes oferecem e mendigam porque não tem conhecimento e vontade de lutar pelo que é seu. Muitos não tiveram acesso a escola que lhes desse condições de discernir pelo certo. Sendo assim, qualquer um que chega, seja com boas ou más intenções, ele fica sem saber que posição tomar. A única coisa que pensam é em tirar um mísero proveito naquela hora.

Caros amigos internautas, hoje vou dormir com esta sensação de frustração. Vejo que eu como professor vou gastar muita saliva, muitas horas de aula, muitos programas de rádio e se não me cansar, quem sabe um dia eu veja uma realidade nova neste município e no Brasil.

É realmente doloroso ter que conversar sobre situações como estas mas infelizmente é o que agente vê, escuta...
Caro amigo cidadão, formador de opinião, que sabe o que quer, que  não se deixa manipular, saiba que você, eu e alguns outros, somos muito poucos diante da grande massa que, para nossa tristeza, vai eleger vereador que você terá plena certeza que pouca coisa ou coisa nenhuma poderá fazer para elevar nossa cidade. Será um incompetente total. Não fará nenhuma diferença tal qual a maioria destes que até hoje não fizeram nada de importante para nosso município, a não ser o de ser denunciado pelo TCM pela falta de transparência na prestação de contas aos Órgãos competentes.   

Pentecoste tem tudo para poder dar passos mais largos rumo ao progresso, mas me parece que estamos no início, que aina levará alguns anos para que isso mude.

Deus queira que eu esteja errado, mas a realidade está demonstrando que não estou.  

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...