terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vingança exerce fascínio em "Avenida Brasil"


Entenda quais motivações estão por trás desse sentimento


Vingança exerce fascínio em "Avenida Brasil"Em visita a uma amiga, percebi que ela parou tudo que estava fazendo para ligar a TV. A ideia era acompanhar a novela "Avenida Brasil", em uma "ânsia noveleira" que me deixou surpresa. Eu me espantei quando comecei a ouvir uma série de gritos agressivos e histéricos, que continuaram ao longo de todo o episódio. Ao final do capítulo, senti que meus ombros estavam tensos diante de tanta agressividade.
Procurei saber o que estava acontecendo na novela e descobri que Nina, a personagem principal e que parecia a vilã histérica, era na realidade a mocinha da história. E sua motivação para tamanho ódio era a vingança que estava tramando contra a rival Carminha. Isso me trouxe duas perguntas em mente: será que as maldades da vilã justificariam tais atitudes da dita mocinha? E por que as pessoas ficam tão vidradas em algo tão agressivo?

O que move o sentimento de vingança?

Quando passamos por situações muito difíceis e não conseguimos assimilá-las de maneira positiva, guardamos memórias negativas do ponto de vista físico e energético. Costumo chamar essas memórias de feridas energéticas. Se continuarmos a gerar e guardar essas feridas emocionais, mentais e espirituais, vamos acumulando-as e formando o que chamo de "Eu Machucado". Esse "eu" - formado por sentimentos, pensamentos e energias negativas - começa a tomar conta de nós e corremos o risco de viver cada vez mais a partir dele. Muitas vezes as pessoas apenas "encostam" nos nossos machucados sutis que já estavam ali, e erroneamente achamos que elas são as responsáveis pela nossa dor.

A vingança é acontece quando a pessoa não consegue dar conta de seu Eu Machucado - ou seja, das suas dores, medos, invejas, raivas e outros sentimentos negativos - e acredita que sua dor é causada pelo outro. Querer infligir dor em quem nos machucou é uma maneira de descarregar nossa energia negativa e aliviar essa sensação. Porém, a vingança costuma ser destrutiva para ambos os lados. Além disso, a vingança não cura os machucados sutis e na maioria das vezes só os agrava. Quem fica cego pela vingança, vive a partir do seu Eu Machucado e retroalimenta a sua dor, ou seja, alimenta de volta essa sensação dolorida (mesmo que a princípio o sentimento seja de alívio).

O prazer do nosso Eu Machucado

Na realidade, o Eu Machucado é um instinto de proteção que se distorce. O medo é tanto que ele mesmo cria situações negativas, mas já previstas (mesmo que inconscientemente), dando lugar às famosas autossabotagens. Ainda que queira vivenciar uma relação sincera, a pessoa que carrega machucados sutis de uma traição, por exemplo, pode acabar vivenciando justamente outras traições.

O Eu Machucado cria nossa realidade a partir das nossas memórias, crenças e pensamentos negativos, reafirmando nossos medos e retroalimentando as energias negativas. Portanto, o prazer do Eu Machucado está muito associado a dor. É aquela vontade (com um certo sentimento de segurança e amargura, do tipo "eu estava certo mesmo") que nos faz dizer: "está vendo? Sabia que ia dar tudo errado mesmo, que fulano ia me decepcionar, que eu não ia conseguir, etc". O Eu Machucado é a parte de nós que sente prazer ao reclamarmos do mundo e das coisas erradas da vida.

Esse prazer de nosso Eu Machucado lembra o prazer que algumas pessoas sentem ao assistir cenas como as apresentadas da novela. O quanto estaremos nós mesmos imersos em nosso Eu Machucado e alimentando-o? Ainda que seja ficção, a energia é de agressividade ou maldade. E isso é alimento para nosso Eu Machucado.

Claro que assistir novela pode ser um passatempo, uma distração, e talvez nem mesmo nos afete - isso vai depender de como nós a assistimos. A maneira como novelas, programas e filmes mexem com a gente mostra muito sobre nossos machucados sutis, e podem nos ajudar a fazer escolhas mais acertadas quanto ao tipo de alimento energético que damos a nós mesmos através da mídia.

E você, já sabe de quais energias tem se nutrido?

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...