quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HOMOFOBIA NO BRASIL


O que é homofobia
Teoricamente a homofobia é descrita como a aversão (daí o sufixo fobia, que também é ligado ao medo) aos homossexuais. Entretanto, ultimamente a homofobia passa de uma descrição a aversão propriamente dita e para ser também instrumento para banalização, preconceito e discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais e travestir.

No dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia (17 de maio de 2001), a Alta Comissária da Onu, Navi Pillay declarou oficial e internacionalmente que os crimes de ódio contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros crescem assustadoramente em todo o mundo.

Estima-se que, no Brasil, os mais de 60 mil casais gays do país sejam apenas a ponta do iceberg desse comportamento (que é julgado pelos homofóbicos como um desvio de conduta moral passível de punições): dez por cento da população adulta brasileira se declara como homossexual. De acordo com uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro com 416 homossexuais apontou que 60% dos entrevistados já tinham sido vítimas de agressão e 58,5% deles já havia enfrentado discriminação ou humilhação pelo comportamento sexual que apresentam.
Na outra face da moeda, uma pesquisa com cinco mil professores do ensino fundamental, realizada em maio de 2010 apontou que 59,7% dos educadores entrevistados declararam não ser admissível que uma pessoa possa ter experiências homossexuais e 21% disseram não gostar de ter uns homossexuais como vizinhos.

Como razões da homofobia, encontramos elementos que vão além do comportamento sexual propriamente dito. Religião, história e cultura se fundem e criam as raízes da homofobia. A consagração da figura masculina, a opressão da mulher, teorias científicas e dogmatismos religiosos são exemplo disso. Durante o século 19, o termo homossexualismo, por exemplo, era usado para descrever uma doença, ou seja, o comportamento sexual dos gays e lésbicas era tido como um distúrbio físico e mental. Essa concepção durou até 1985, quando a Organização Mundial da Saúde , depois de milhares de campanhas pelo mundo, retirou a “homossexualidade” de sua lista de doenças.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...