sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O QUE TE FALA A CONSCIÊNCIA?


Professor Valdeni Cruz
Formado em Pedagogia
Estudante de Teologia e História
Sindicalista e Radialista


Acho que qualquer assunto que se poste aqui ou em qualquer lugar, não terá efeito negativo em mim se não tem nada a ver comigo. Eu posso ler qualquer tipo de texto, assunto, comentários, e quando não me diz repeito, simplesmente leio, ignoro ou faço uma reflexão. E mais, mesmo que tenha a ver comigo, fazer o que for verdade. Sem problema. E, se não for verdade, menos problema ainda. 
A vida é assim. Agente tende a concordar e a soltar fogos por aquilo que nos beneficia e que está em acordo conosco, nos interessa. Aceitar que estamos errados é coisa pra muito poucos. Se algo me beneficia, a coisa pode ser escura como a noite sombria, ainda sim, como é em meu favor, tento convencer a outros de que vejo tal coisa branca como neve. E outros podem ter argumentos pra vida toda, mas como eu estou apegado a meus interesses, não largo mão de minhas crenças, embora estejam elas envoltas de mentiras. Isso é lei da sobrevivência onde vence quem for mais esperto. É a realidade dos fatos. Não foi por acaso que muitos dos pensadores, os mais eloquentes morreram. Eles tentaram a todo custo abrir a mente das pessoas sobre a cegueira em que viviam, mas, como eles estavam tão apegados a si próprios e aos seus interesses, matar aquele que interferia em seu caminho, dar um fim nele, deveria ser a melhor opção. Aquele que se contraponham as suas condutas era considerado como inimigo número um. É assim a trajetória histórica.
Do mesmo modo hoje. Quem está se beneficiando dificilmente concordará abertamente com aquele que tentar dizer a verdade ou mostrar as razões dos fatos. Sempre estará a concordar com a mentira e com todos os desmando do mundo no qual está ele inserido. Entretanto, não acredito que este se sinta livre consigo mesmo, no seu íntimo. Existe dentro de nós uma coisa chamada consciência que mesmo que não queiramos, falará a verdade sempre. Embora, muitas vezes, pelas nossas práticas, esta se sinta sufocada e não tenhamos tanta clareza do que estamos a ouvir de nossa própria consciência.
Portanto, tenhamos a coragem do nos ouvir, descer ao quarto mais escuro de nosso interior, onde estão depositados todos os nossos valores e princípios e fazermos uma verdadeira faxina retirando toda a sujeira que ficou impregnada durante toda a nossa vida. Depois, mesmo que você queira dar umas tapas nela (consciência), escute-a mais ainda. tenho certeza que muitas coisas do que você acredita estar fazendo certo, certamente será insultado pela consciência a aceitar que você está errado.  
   

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...