segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sobe 31,5% o número de mulheres eleitas prefeitas no Brasil



663 mulheres venceram o pleito disputado em 2012 para a prefeitura

O número de mulheres eleitas prefeitas neste domingo (7) é recorde no Brasil. De acordo com o TSE, ao final da apuração dos votos em todo o território nacional, as mulheres representam 12,03% dos prefeitos eleitos no primeiro turno. Isso representa um aumento de 31,5% em relação ao último pleito, disputado em 2008.
A cada ano que passa, o número de mulheres que se elegem prefeitas vai crescendo no Brasil. Desde 1995, quando a lei eleitoral definiu que os partidos deveriam apresentar no mínimo 20% de candidatos do sexo feminino, o número vai subindo gradualmente. Na primeira Eleição após a lei, as mulheres foram eleitas em 3,4% das cidades.
Em 2012, as mulheres conquistaram 663 prefeituras, sobretudo no interior. Entre as capitais, apenas Boa Vista, em Roraima, teve uma prefeita eleita — Teresa Surita (PMDB). Para as capitais que terão segundo turno, Vanessa Grazziotin (PCdoB) está na disputa em Manaus.
Na divisão por Estado, Minas Gerais é onde mais mulheres foram eleitas: 71 cidades, ou seja, 8% das 847 cidades do Estado. Porém, é na Paraíba onde a participação das mulheres é mais representativa. Em cada dez prefeitos eleitos, dois são do sexo feminino.
Já o Rio Grande do Sul é onde menos mulheres foram eleitas, com apenas 7% dos 495 prefeitos eleitos.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...