segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CARTA DO PAPA AOS NOVOS CARDEAIS


Discurso do Papa aos novos Cardeais - 26/11/2012

Boletim da Santa Sé
(Tradução: Jéssica Marçal, equipe CN Notícias, com colaboração de Samuel Ferreira)




DISCURSO
Audiência com os novos Cardeais, familiares e fiéis vindos para o Consistório
Sala Paulo VI - Vaticano
Segunda-feira, 26 de novembro de 2012



Senhores Cardeais,
Caros irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,
Queridos amigos!

Com alma grata ao senhor, queremos hoje prolongar os sentimentos e as emoções que vivemos ontem e anteontem, por ocasião da criação de seis novos Cardeais. Foram momentos de intensa oração e de profunda comunhão, vividos na consciência de um evento que diz respeito à Igreja universal, chamada a ser sinal de esperança para todos os povos. Portanto tenho o prazer de acolher-vos também no dia de hoje, neste encontro simples e familiar e de dirigir a minha cordial saudação aos novos purpurados, como também ao seus parentes, amigos e a quantos lhes acompanham nesta circunstância tão solene e importante.

Dirijo uma cordial saudação aos prelados de língua Inglesa a quem tive a alegria de elevar à dignidade de Cardeal no Consistório de sábado passado: o Cardeal James Michael Harvey, arcipreste da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, Cardeal Baselios Cleemis Thottunkal, arcebispo maior de Trivandrum dos Siro-Malankaras (Índia), Cardeal John Olorunfemi Onaiyekan, arcebispo de Abuja (Nigéria), e Cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas).

Eu também dou as boas vindas para os membros de suas famílias e amigos, e a todos os fiéis que os acompanham aqui hoje.

O Colégio de Cardeais, cuja origem está ligada ao clero antigo da Igreja Romana, tem a função de eleger o Sucessor de Pedro e aconselhá-lo em questões de maior importância. Seja nos escritórios da Cúria Romana ou em seus ministérios nas Igrejas locais em todo o mundo, os Cardeais são chamados a partilhar de modo especial na solicitude do Papa para com a Igreja universal. A cor viva de suas vestes tem sido tradicionalmente vista como um sinal de seu compromisso de defender o rebanho de Cristo até o derramamento de seu sangue. Como os novos Cardeais assumem o encargo de escritório, estou confiante de que eles serão apoiados pelas suas orações e assistência enquanto se esforçam com o Pontífice Romano para promover em todo o mundo a santidade, a comunhão e paz da Igreja.

Saudo cordialmente os peregrinos franceses e, sobretudo, os Libaneses, na alegre lembrança de minha recente visita apostólica ao seu país, motivada antes de tudo pela assinatura da Exortação Apostólica Pós Sinodal Ecclesia in Medio Oriente. Através do cardinatodo patriarca Boutros Raï,desejo encorajar particularmente a vida e a presença dos cristãos no Médio Oriente onde eles devem poder viver livremente sua fé, e lançar novamente o apelo apressando a paz na região. A Igreja encoraja todo esforço em vista da paz no mundo e no Medio Oriente, paz que só será efetiva se baseada no autêntico respeito do outro. Possa o tempo do Advento, que está à nossa porta, nos fazer descobrir a grandeza do Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, vindo ao mundo para salvar o homem e trazer a paz e a reconciliação! Boa peregrinação a todos!

Saúdo com vivo afeto o Cardeal Rubén Salazar Goméz, arcebispo metropolitano de Bogotá e presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, e aos familiares, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos que o acompanham e participam de sua alegria íntima e espiritual ao ser incorporado ao Colégio Cardinalício. Convido todos a elevar orações fervorosas pelo novo purpurado, para que esteja cada vez mais unido ao Sucessor de Pedro e colabore incansavelmente com a Sé Apostólica. Peçamos a Deus igualmente que o ajude com seus dons, para que siga sento testemunha da verdade do Evangelho da salvação, expondo justamente e com fidelidade seu conteúdo e levando a todos a força redentora de Cristo.  Que Maria Santíssima, que naquelas nobres terras se invoca com o doce nome de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, o sustente sempre com seu amor de Mãe, assim como a todos os queridos filhos e filhas da Colômbia, a quem tenho muito presentes em meu coração e oração, para que avancem na paz e concórdia pelos caminhos da justiça, da reconciliação e da solidariedade.

Queridos e venerados Irmãos que começaram a fazer parte do Colégio cardinalício! O vosso ministério se reforça com um novo empenho no apoiar o Sucessor de Pedro, no seu serviço universal à Igreja. Portanto, enquanto renovo a cada um de vós meus votos mais cordiais, confio no apoio da vossa oração e na vossa preciosa ajuda. Prossigam confiantes e fortes na vossa missão espiritual e apostólica, mantendo fixo o olhar sobre Cristo e fortalecendo o vosso amor pela sua Igreja. Este amor o podemos aprender também com os Santos, que são a realização mais plena da Igreja: esses a amaram e, deixando-se moldar por Cristo, gastaram totalmente as suas vidas para que todos os homens sejam iluminados pela luz de Cristo que resplandece na face da Igreja (Conc. Ecum. Vat. II, Cost. dogm. Lumen gentium, 1). Invoco sobre vós e sobre os presentes a materna proteção da Virgem Maria, Mãe da Igreja, e de coração concedo a vós e a todos os presentes uma especial Benção Apostólica.

FONTE: CANÇÃO NOVA NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...