quarta-feira, 28 de novembro de 2012

OS RISCOS DE NÃO ENTENDER O PROPÓSITO DA SALVAÇÃO DE JESUS CRISTO


Eufrazio Da Silva FilhoEufrazio Da Silva Filho

Esta postagem eu gostaria que meus amigos do Facebook fizessem um comentário.

Recentemente tivemos a Assembléia diocesana da diocese de Sobral. Duas situações me chamaram atenção. A primeira dela foi o fato de uma pessoa que fez filosofia e teologia pegou o microfone e fez uso da palavra. Na colocação desta pessoa vimos claramente que para ela, a Igreja não é missionária porque não acolhe os que vivem juntos, ou outros estados de vida que não se enquadram nas normas da Igreja. A segunda colocação aconteceu quando estávamos á mesa para o almoço. Uma outra pessoa que também fez filosofia e teologia, disse: "Eu não vou para o inferno porque Deus não vai perder para o diabo"

Retornei para Varjota pensativo diante dessas duas situações. Fiz a seguinte reflexão:
1) Evangelizar, ser missionária é legitimar um estado de vida que não está de acordo com a Palavra de Deus? 2) acolher é ser conivente com o pecado? foi esta a prática de Jesus? no Evangelho  percebemos que Jesus ama o pecador mas jamais, ama o pecado. Cristo acolheu Madalena mas no final disse:" Vai e não peques mais."(João 8,11). Se a evangelização não leva as pessoas a descobrirem a beleza da vida nova, esta evangelização não reproduz as práticas de Cristo.

Vamos a segunda reflexão quanto a colocação de que Deus não vai perder para o diabo e por isso, a pessoa afirmou que não iria para o inferno.

Santo agostinho dizia: " O Deus que me criou sem meu consentimento, não me salvará sem o meu consentimento" Não se trata de quem vai perder ou ganhar: se o Deus ou o diabo. se trata a quem nós vamos dá vitória. A salvação passa pela liberdade humana. O que Deus tinha de fazer para salvar o ser humano, já fez: "Deus amou de tal modo o mundo, que deu o seu filho para que todos os que nele acreditar, tenha a vida eterna" (João 3,16)

A salvação já se encontra na cruz de Cristo mas, cabe o ser humano ou não aceitar. Crer no Evangelho de João significa aderir com as obras, com o seguimento. Isso nos lembra o que Tiago disse: "Fé sem obras é morta" (Tiago 2,14)

A primeira obra da fé é a conversão. Portanto, essa afirmação de que alguém não vai para o inferno porque Deus não perde para o diabo, é tirar do ser humano a sua responsabilidade diante do processo de abraçar a salvação. Paulo diz claramente em uma das suas cartas: " Trabalhai pela vossa salvação" (Filipenses 2,12)
Paz e Bem para todos!

Padre Eufrazio.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...