segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Portal da Câmara amplia divulgação de dados abertos


A Câmara dos Deputados é a primeira casa legislativa do país a aderir aos dados abertos governamentais. Tendência irreversível nas diferentes esferas de governo, a disponibilização de informações em formato bruto, aberto, acessível e legível por aplicações digitais reforça o compromisso da Câmara com a transparência de suas ações.
A partir desta quarta-feira (7), parte significativa das informações publicadas no Portal da Câmara na internet estarão disponíveis como dados abertos. A iniciativa é resultado da ampliação dos recursos já oferecidos pelo Serviço de Integração Tecnológica, o SIT-Câmara, antes restrito a órgãos de governo e pessoas jurídicas de interesse público, como ONGs, fundações e entidades de classe. A publicação de dados em formato aberto permite a importação de informações legislativas diretamente dos bancos de dados da Câmara, por meio de webservices .
A novidade é que agora qualquer cidadão pode desenvolver ferramentas inteligentes que acessam os dados públicos da Câmara e permitem as mais variadas leituras das informações divulgadas. Por meio dos dados abertos, é possível identificar em detalhes a atuação de cada parlamentar, o conteúdo e o andamento dos projetos de lei, os pareceres e relatórios das comissões, entre outras informações. Em 2012, a Câmara vai trabalhar para expandir a abrangência dos dados abertos.

http://www2.camara.gov.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...