sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Presidenta otimista com comportamento econômico 2012


Brasília, 16 dez (Prensa Latina) A presidenta Dilma Rousseff expressou hoje otimismo sobre o comportamento da economia brasileira em 2012 e preconizou um cinco por cento de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e a manutenção da inflação sob controle.

  "Minha expectativa é otimista, vocês queriam que fosse pessimista", assinalou Rousseff durante um encontro com jornalistas nacionais no Palácio de Planalto.

Segundo a estatal Agência Brasil, a presidenta precisou que sua meta de crescimento do PIB no próximo ano é de cinco por cento, e agregou que é a mesma do ministro de Fazenda, Guido Mantega e da equipe da área econômica do Governo. Do mesmo jeito Rousseff manifestou também otimismo sobre a inflação em 2012 e assinalou que "estamos certo de que a inflação ficará sob controle, fazendo aquela curva suave", de acordo com a mesma fonte.

Recordou que as medidas fiscais adotadas são as que nos dão fôlego e uma grande capacidade de manobra e mencionou nesse sentido as elevadas reservas internacionais das que dispõe o Brasil hoje (superiores aos 350 mil milhões de dólares).

Também fez referência aos depósitos "coagidos" dos bancos brasileiros nas arcas do Estado, os quais ultrapassam os 450 mil milhões de reais, uns 245 mil milhões de dólares.

Portanto, sublinhou Rousseff, o Brasil dispõe de recursos próprios para enfrentar a atual crise financeira internacional.

"Em outros países quando a coisa aperta têm que recorrer ao orçamento. Nós temos reservas, temos o 'coagido' e também temos margem de manobra na política monetária", assinalou a mandatária.

Ressaltou que seu Governo teve a capacidade de se antecipar ao agravamento da adversa conjuntura econômica mundial, desencadeada em meados deste ano, e Brasil acendeu o sinal vermelho, disse.

Para Rousseff, face a atual situação, os países direcionarão aos investimentos internos.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...