quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cid surpreende e vai à Assembleia defender seu governo

Governador compareceu de surpresa e falou sobre temas que têm incomodado a sua administração


Além de falar em defesa da sua honestidade, Cid entrou no confronto direto com Heitor Férrer (PDT) (FOTO SARA MAIA
)
Além de falar em defesa da sua honestidade,
 Cid entrou no confronto direto com Heitor Férrer (PDT) (FOTO SARA MAIA )


Em visita surpresa à Assembleia Legislativa na manhã de ontem, o governador Cid Gomes (PSB) resolveu quebrar o silêncio e dar explicações sobre temas que tem atingido sua administração. Além de falar em defesa da sua honestidade, de sua família e de seu governo, Cid entrou no confronto direto com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) e fez um “desabafo”, em que se disse “terrivelmente incomodado” com as “insinuações” de desonestidade sobre sua administração.

Acompanhado de equipe de secretários - o que surpreendeu quem acompanhava a sessão ordinária de ontem - Cid chegou por volta das 11h à sede do Poder Legislativo. Após rápida reunião a portas fechadas com alguns parlamentares, o governador foi a tribuna e, pela primeira vez, defendeu publicamente sua gestão das acusações de irregularidades no sistema de operações de empréstimos consignados, garantindo que não há tráfico de influência em seu governo.

O governador argumentou também que não há irregularidades na parceria com a iniciativa privada para a edificação de empreendimentos particulares sobre as estações subterrâneas do Metrofor, esclarecendo o vídeo que circula na Internet em que Cid aparece combinando com empresários a realização de um “rolo” com essa finalidade.

Por fim, mais uma vez, Cid rechaçou conivência de seu governo com irregularidades em convênios para a construção de banheiros no Interior.

Sobre a oposição
Em sua visita, o governador esclareceu temas constantemente abordados pela oposição para atacar o governo estadual. Segundo Heitor Férrer (PDT), ontem seria discutido na Assembleia seu requerimento que pede visita do governador ao Legislativo para se explicar sobre o vídeo em que fala sobre o “rolo” com empresários. “Mas agora o meu requerimento está esvaziado, porque ele veio hoje (ontem), sem avisar, sem tempo de a gente se preparar para um questionamento”.

No encontro, Cid disse que considera “nobre” o exercício da atuação de oposição no Brasil, país em que a força do Poder Legislativo, para ele, ainda é “incipiente”. Mas defendeu que a oposição precisa ter “responsabilidade” nas informações que divulga para a opinião pública.

O que

ENTENDA A NOTÍCIA

No debate com os parlamentares na Assembleia, o governador falou sobre temas que tem causado certo incômodo ao governo, como o caso dos banheiros, dos empréstimos consignados, e do recente vídeo que circula na internet.

Bastidores

A oposição ao governador não demonstrou tanta presença na sessão ordinária de ontem quanto demonstra no dia a dia da Assembleia Legislativa. Entre os opositores, apenas Heitor Férrer (PDT) entrou no confronto direto com Cid Gomes (PSB). Eliane Novais (PSB), por exemplo, acompanhou o início da fala do governador, mas se retirou do plenário em seguida sem fazer qualquer intervenção.

A aparição surpresa de Cid na Assembleia Legislativa atraiu aliados políticos do governador a sede do Poder Legislativo. Desafeto político da prefeita Luizianne Lins (PT), o vereador Salmito Filho (PSB) - recém filiado ao partido de Cid - foi um dos que compareceram a Assembleia para acompanhar a fala do governador.

Entre os secretários estaduais que acompanharam Cid na Assembleia Legislativa, estavam: Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário; Bismarck Maia, do Turismo; Mauro Filho, da Fazenda; Ivo Gomes, chefe de Gabinete; Francisco Pinheiro, da Cultura; e Ferrucio Feitosa, secretário especial da Copa do Mundo.

Ao chegar à Assembleia, Cid deu um abraço na ex-cunhada e hoje deputada Patrícia Saboya (PDT). Os dois estivarem politicamente separados nas eleições de 2008.

Ao deixar a Assembleia, Cid evitou alongar a conversa com jornalistas. Sua assessoria alegou que a agenda do governador já estava atrasada.

Saiba mais

Consignados
Cid afirmou que não acredita que o genro do secretário Arialdo Pinho esteja sendo beneficiado com a realização de empréstimos consignados dos servidores. “Eu estou me recusando a acreditar que o Bradesco ou a Caixa Econômica (bancos que realizam os empréstimos para os servidores) estejam pagando 19% ao genro do secretário. Não tem operação no mundo que viabilize isso”, disse Cid. Segundo o governador, a acusação de Heitor Férrer não é “razoável”. O governador mostrou, por exemplo, que se os bancos lucram 30% sobre as operações de créditos, não possuem condições de repassar 19% a alguma empresa. O governador destacou ainda que seu governo limitou a margem de empréstimos consignados para 40% do salário. “Se o governo tivesse alguma intenção de fazer disso um meio de vida, não ia mexer nesta mamata”, disse Cid, se referindo à margem de empréstimos consignados, que era ilimitada antes de seu governo. Posteriormente, o governador se desculpou pela expressão “mamata”.

“Rolo” com empresários
Cid explicou que planeja fazer parcerias com a iniciativa privada para possibilitar a construção de empreendimentos privados sobre as estações subterrâneas do Metrofor em algumas regiões nobres da cidade. Segundo ele, tais desapropriações ocorrerão nas ruas Nunes Valente e Leonardo Mora e no bairro Papicu. No vídeo que circula na Internet, Cid explica essa parceria usando o termo “rolo”. Ontem, o governador admitiu que a palavra foi inadequado. Para ver o vídeo, acesse o link: http://migre.me/73jJQ

Pedro Alves
pedroalves@opovo.com.br

Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...