quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A POLITICA EM PETECOSTE


Ainda estamos a pouco mais de um ano das eleições para prefeitos e vereadores, que ocorrerá em 2012, mas nas ruas e esquinas de nossa cidade não falta quem queira puxar uma prosa sobre o assunto. Várias correntes políticas já se articulam para tentar formar seus grupos e tentar, desse modo, apresentar-se para a sociedade como prováveis opções para o pleito eleitoral de 2012.
A muitas especulações para se saber quem serão os futuros candidatos a prefeitos e também os futuros candidatos a vereadores. A verdade é que muitos nomes já se colocam como pré-candidatos. Dentre esses nomes, muitos são completamente novos no campo da política, mas bem atuantes no campo social. São sindicalistas, estudantes, professores e tantos outros.
Durante muito tempo fui meio alheio ao campo político partidário. Sempre via a política como algo ligado a corrução. Porém, entre minhas idas e vindas como educador, sindicalista e católico praticante, tenho percebido a necessidade de participar desse meio para tentar quebrar essa ideia de que só quem participa da política é gente mal intencionada que só entra nesse meio para roubar, fazer falcatrua, tirar proveito em detrimento daquele que confia o voto.
Fazendo uma reflexão mais profunda sobre o tema fui amadurecendo e mudando o meu conceito sobre a política. Comecei a entender que apesar da política ser vista como algo suja é ela a responsável por tudo num país. É através da política que se planeja o crescimento e a transformação de uma sociedade. É por meio dela que são criadas e votadas as leis mais importantes de um país, bem como as leis que ferem e ameaçam a sociedade.
Diante dessa minha reflexão de anos, cheguei a conclusão de que poderia colocar-me a disposição para o julgamento das pessoas para contribuir na mudança política de Pentecoste. Ouvindo muitos amigos os quais me conhecem e conhecem meu trabalho e minha capacidade de interagir socialmente nos vários campos do qual eu tenho atuado, como por exemplo, no campo da educação, que são dez anos, no campo sindical que já pelos 6 anos. Estou nesse seguimento sindical desde o início de sua fundação. Preciso dizer que tenho prezado na minha vida sempre pela cordialidade. Tenho um enorme respeito pela pessoa do outro e por isso mesmo graças a Deus, não tenho tido o menor problema em conviver com as mais diversas correntes de pensamento. Um outro ponto que me convida também a entrar no mundo político é sem sombra de dúvidas a minha posição religiosa. Sou Cristão católico, ligado a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, através da Comunidade Católica Obreiros da Tardinha que conheci em 1994 a qual sou eternamente grato por tudo que sou hoje. Foi a partir desse contato com a fé que minha vida tomou  sentido completamente diferente.
Depois dessa experiência de fé e de encontro pessoal com Deus, que tive no ano de 1994, e que até hoje rege a minha vida, que fui tendo outra visão sobre a própria vida e o mundo.
Obedecendo também a um pedido do nosso Papa Bento XVI, que em suas cartas aos leigos e aos Bispos do mundo inteiro, tem pedido que os leigos comprometidos com o Evangelho entrem no campo da política com a intenção de defender os valores e princípios da fé, bem como pelos conceitos de moralidade que muitas vezes são ameaçados por pessoas completamente contrárias a esse propósito.
Em suma, este é apenas um pequeno relato pelo qual tento entrar no mundo da política. Tenho total convicção de que apesar de vermos todos os dias pessoas ligadas a escândalos é possível fazer uma política voltadas, acima de tudo para o bem comum.
Este é meu propósito. Colocar meu nome a disposição da sociedade de Pentecoste para o julgamento de todos. Quero assumir a responsabilidade e me comprometer com minha terra que também é a terra de todos.
Continuarei usando esse espaço para me comunicar com você e tentar mostrar aquilo que penso e que quero que aconteça em nossa sociedade. Que todas possam sentir que a política pode ser usada para melhorar a vida de um povo.

Muito grato,
Professor Valdeni Cruz
   

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...