terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Comer pouco melhora a memória e ativa a molécula que mantém o cérebro jovem, é o que aponta pesquisa

Um simples gesto de comer menos quantidade de alimentos, pode manter a mente mais jovem,isso é devido ao processo molecular pelo qual uma dieta rígida pode salvar o cérebro dos estragos da idade. Um estudo dos cientistas da Universidade Católica do Sagrado Coração de Roma,  foi publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences e tem a seguinte citação: ”Pela primeira vez, identificámos um importante mediador dos efeitos da dieta sobre o cérebro”, é o que afirma Giovambattista Pani, do Instituto Geral de Patologia da universidade romana, um dos autores principais do estudo.
Conforme Giovambattista Pan, a descoberta “tem importantes implicações para o desenvolvimento de futuros tratamentos para manter o cérebro jovem e prevenir a sua degeneração e o processo de envelhecimento”. Pani também fez o seguinte comentário: ”Esperamos encontrar um modo de activar a CREB1 com novos medicamentos, de modo que se possa manter jovem o cérebro sem necessidade de uma dieta restrita”.
Vários modelos experimentais já demonstraram que uma dieta baixa em calorias, na qual os animais ingerem até 70% dos alimentos que consomem normalmente, melhora a capacidade cognitiva e aumenta a expectativa de vida, mas, até agora desconhecia-se o mecanismo molecular concreto responsável por este efeito positivo, segundo o estudo.
Segundo o cientista, a descoberta “tem importantes implicações para o desenvolvimento de futuros tratamentos para manter o cérebro jovem e prevenir a sua degeneração e o processo de envelhecimento”.
Diversos modelos experimentais já demonstraram que uma dieta baixa em calorias, na qual os animais ingerem até 70% dos alimentos que consomem normalmente, melhora a capacidade cognitiva e aumenta a expectativa de vida.Porém, até agora desconhecia-se o mecanismo molecular concreto responsável por este efeito positivo, segundo o estudo.

www.alagoinhasnoticias.com.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...