terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Conheça Um pouco de PENTECOSTE - CEARÁ - BRASIL


Pentecoste é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 é de
 35.412 habitantes.

Geografia

Açude Pereira de Miranda em Pentecoste
Pentecoste, Terra do peixe
Pentecoste pertence à microrregião vale do Médio Curu. Para se chegar à cidade, a partir da capital Fortaleza, o visitante deve acessar a BR- 222. Logo após o distrito de Croatá, no município de São Gonçalo do Amarante, devem entrar à esquerda na Rodovia CE-341 e, cerca de meia hora depois, estará em Pentecoste.

Clima

O clima é tropical quente semi-árido brando na maior parte do território e tropical quente subúmido no extremo sul, na região mais próxima ao maciço de Baturité. A pluviometria média na sede é de 818 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril.


Hidrografia e recursos hídricos

Pentecoste fica localizado na bacia hidrográfica do rio Curu e ainda conta com um dos maiores açudes do estado, o Pereira de Miranda, além do Caxitoré.

Subdivisão

O município está dividido em quatro unidades, a sede e três distritos: Porfírio Sampaio, Sebastião de Abreu, e Matias.

Economia

A economia do município está baseada na agricultura de subsistência das culturas de milho, feijão e mandioca, além de banana e coco em áreas irrigadas, próximas à faixa do rio Curu perenizado e do açude Pereira de Miranda, bem como da fábrica de Calçados Paquetá, filial de empresa do Rio Grande do Sul, que tem toda sua produção exportada para fora do estado e do país.

Vale ressaltar também que, no município, fica localizado um dos maiores centros de pesquisas ictiológicas da América do Sul, de onde são exportados alevinos de várias espécies e tecnologia de desenvolvimento de criatórios e reprodução para todo o estado e regiões Nordeste e Norte do país.


Curiosidade


É fundador de Pentecoste, Bernardino (Gomes Bezerra) , a quem coube o honroso título, pois foi o primeiro habitante e povoador, no local onde foi erigida a capela de Nossa Senhora da Conceiço. Ao Capitão Francisco Carneiro de Azevedo, se atribui também por reconhecimento, a efetivação dessa fundação, pois deu-se em terras de sua propriedade. Foi ocupante do cargo de Inspetor Escolar, na Cadeira de Primeiras Letras em 1867; recebeu nomeação de Subdelegado, ao ser instituído o Distrito Policial em 1869; exerceu o ofício público de Juiz de Paz, que, naquele tempo, tratava-se de cargo eletivo. Para o bem da comunidade, foi membro da primeira Comissão de Socorros, durante a seca de 1877 – 79.

Observação:

Aniversário23 de agosto
Fundação23 de agosto de 1873
Gentílicopentecostense
Prefeito(a)Joao Bosco Pessoa Tabosa
(20092012)


Localização no Brasil
03° 47' 34" S 39° 16' 12" O
Unidade federativa Ceará
MesorregiãoNorte Cearense IBGE/2008[1]
MicrorregiãoMédio Curu IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesNorteUmirimSão Luís do Curu e São Gonçalo do AmaranteLesteCaucaia eMaranguapeSulCaridadeOeste:Apuiarés e Itapajé
Distância até a capital89 km
Características geográficas
Área1 378,295 km² [2]
População35 412 hab. IBGE/2010[3]
Densidade25,69 hab./km²
Climasemi-árido BSh
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,635 médio PNUD/2000[4]
PIBR$ 127 855,052 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 657,70 IBGE/2008[5]


Informações da Wikipédia

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...