terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ENCERRAMENTO DO PROJETO SPE EM PENTECOSTE NO DIA DE HOJE


Deu-se início a partir das 9 horas da manha o encerramento das atividades do SPE, Saúde e Prevenção nas Escolas. Com apresentação das diversas escolas que por meio de corais e poesias demonstraram quais foram as atividades desenvolvidas durante o ano de 2011.
O local escolhido para o encontro foi o Salão paroquial da Igreja Matriz.
Momento de descontração e interação entre os participantes das escolas que se deslocaram juntamente com seus professores para fazerem suas apresentações.
Entre as escolas que estiveram presentes podemos citar a Prefeita Margarida, Vicente Feijó de Melo, Francisco Sá, José de Anchieta, Edson Tabosa e outras. Todas trouxeram alguma apresentação para poder falar o que é o projeto dentro das escolas e qual é a intenção do projeto e diga-se de passagem, emocionou aos presentes pela diversidade e criatividades dos alunos. 

O QUE É O SPE?

 O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. 
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos. 
Esse projeto, alicerçado em uma demanda da população, foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios. (Portal do MEC)

Dentre as apresentações teve uma que chamou muito a tenção de todos: a peça GERAÇÃO EM DESENCANTO, com alunos do projeto AABB Comunidade, que tem a frente o Marcio Gine, que é um talento sem igual. A peça retrata exatamente o poder das drogas de destruir sonhos, família, liberdade. Ela entra de forma sutil na vida dos jovens e quando estes percebem já estão completamente dominados por ela. Ao estarem dominados estes tendem a isolar-se, rebelar-se, abandonar os estudos e toda uma vida de sucesso está ameaçada. A dramatização leva aos que assistem uma tomada de reflexão sobre o tema e suas complexidades.
Parabéns a todas as escolas que participaram do evento. Que haja cada vez mais compromisso dos gestores municipais em cuidar de nossos jovens antes que estes estejam na sarjeta. Esta já é uma iniciativa boa, mas é preciso muito mais. É preciso compromisso com a cultura, com o lazer para essas nossas crianças e adolescentes. Se não cuidarmos deles agora, que é bem mais barato para Estado, o Estado terá que cuidar deles de forma mais cara e mais drástica, quando estes estão nas ruas ameaçando a toda a sociedade e custando um valor em dinheiro inestimável ao país. Como sabemos o preço de um preso no Brasil custa uma fortuna. Se fosse investido em educação de qualidade quando estes jovem ainda estão distantes da maldita droga, com certeza pagaríamos menos por isso, tanto financeiramente quanto moralmente e socialmente. 
É preciso pensar em novas formas de mostrar ao jovem que há outras possibilidades para suas vidas que não seja as drogas. É preciso ocupar seu tempo livre, para que os que estão desocupados não entrem na vida deles e matem seus sonhos. Isso se faz com projetos sérios e duradouros. Não se pode ficar só no faz de conta e na execução de qualquer coisa para enganar ou dar satisfação a opinião pública. É preciso vontade de fazer a diferença. Investir tudo o que se pode para mudar essa realidade tão hostil que maltrata a  sociedade atual. 

Professor Valdeni Cruz     


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...