segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dificuldades para educar


Jovens discutindo
pessoas drogadas
Cada dia que passa a sociedade está apresentando um comportamento cada vez mais estranho. Lembro que no meu tempo não estudávamos por causa das dificuldades de toda ordem. Como morava no interior, havia dificuldades de carros para deslocar aqueles que terminavam o ensino fundamental 1 para a sede dos municípios para continuarem seus estudos. Eu mesmo tive que vir de minha localidade para a cidade para poder continuar estudando, isso depois de já ter perdido 2 anos. Assim aconteceu com milhares pessoas que viviam nos distritos. Hoje, ao contrário, apesar das dificuldade que se enfrenta na educação do Brasil como um todo, muita coisa já mudou. Hoje há transportes para trazer esses estudantes da zona rural para a sede dos municípios para poderem continuar seu caminho educacional. Nas escolas há livros de qualidade para os estudante, merenda de qualidade, quando no meu tempo escrevíamos quase a vida toda, pois não havia sequer um livro para que pudéssemos ler. Entretanto, com todos estes benefícios estamos percebendo a gravidade  da situação em que nos encontramos. Fiquei sabendo hoje de alunos que estão vindo pra escolas do estado para usar drogas e provocar arruaça dentro dos carros nos quais eles vem estudar. Os outros alunos que vem para pode aprender ficam a mercê desta situação. E estes mesmos alunos estão dentro de nossas salas de aulas podendo a qualquer momento provocar uma situação de risco aos demais colegas de sala e aos professores. 
É realmente uma situação no mínimo preocupante. Os pais que estão vendo seus filhos passarem por estes constrangimentos com certeza estão preocupados e com razão.
É preciso que todos nós façamos urgente alguma coisa, do contrário estaremos vendo com mais frequência muitos de nosso jovens numa situação deplorável. A droga é um caminho quase sem volta. Antigamente dizia-se que as drogas era coisa das cidade, hoje ela está presente onde menos esperamos, inclusive nas localidades mais pequenas.
Quando pensamos que as coisas estão melhorando parece que tudo vai por água abaixo. Lembro nesta hora das palavras de São Paulo Apostolo que diz: quando os homens disserem paz e segurança, tudo estrá por desabar. Pois segundo São Paulo, nossa segurança está no Senhor JESUS CRISTO. Cada dia fico mais atento a estas palavras. Deus não erra nunca no que diz. O homem pode estrebuchar o quanto quiser mas  nunca será ninguém se ele se apartar do criador; se passar a creditar que ele a si só se basta. Deus continua sendo poderoso em toda sua glória. Não precisa de nós para coisa alguma, nós é que sabendo que não podemos nada precisamos nos voltar pra ele o quanto antes. 

Professor Valdeni Cruz 



Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...