segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O que é o homem afinal?




interrogação pessoa

Esta pergunta já rendeu muitas reflexões a homens e mulheres de todos os tempos. Já rondou a cabeça dos filósofos renomados aos amadores que somos cada um de nós. Também correm pela mente de religiosos, de homens simples e cultos. Todos, exceto as pessoas que não tem a capacidade normal de usar suas faculdades mentais.

A verdade é que todos nós buscamos respostas para muitas perguntas e dentre estas tantas está a de saber quem é o homem. Temos curiosidade de nos conhecermos e conhecer os outros homens. Muitos perderam e perdem noites a fio sobre livros e reflexões para construir conceitos que digam pelos por alto quem é este ser que tanto se inquieta diante da vida e do mundo que o cerca.

Alguém me disse que em poucas palavras que o homem é uma desgraça e é complexo. Quando se pergunta isso sobre alguém, ou as pessoas dizem que nada sabem ou diz dizem qualquer coisa. A verdade que o homem nunca se entendeu e talvez nunca se entenda.  Estamos o tempo todo usando o intelecto nessa busca de saber quem de fato somos. Vez por outra somos tomados por uma inquietude interior que parece nos forçar a descobrir a razão das coisas, os motivos pelos quais acontecem determinadas situações em nossas vidas.

Num primeiro momento parece apenas algo sem sentido, uma bobagem. Entretanto, à medida que vamos vivendo e tendo novas experiências, mas temos necessidade de entender quem somos. Todas essas coisas acontecem no campo da mente. Há períodos em que as perguntas são mais insistentes, em outras ela se tornam brandas, ainda assim continuam a nos aguçar os sentidos.

Muitos por não entenderem o que significa o mundo interior, a complexidade da vida, não trabalharem a razão, a reflexão, acabam não suportando esses sentimentos e é por isso que muitos buscam as outras saídas para poderem lidar com o seu mundo interior. Alguns buscam as drogas, outros a músicas de rock metalizado, por causa do barulho que, segundo eles rompe com o silencio que perturbam suas mentes. Por outro lado ainda há os que a bebida, as seitas religiosas... Há um monte de artifícios para que estas perguntas sejam abortadas em suas mentes. A verdade é que elas, as perguntas, continua lá com cada vez mais intensidade e se não aprendemos a lidar com elas, facilmente entraremos em depressão e alguns chegam a tirar a própria vida.  

A pergunta insiste: QUEM É O HOMEM?

Aristóteles dizia que o homem é um animal, só que é um animal racional, que pensa, tem posse da razão. Este, por sua vez, pode fazer distinção das coisas enquanto que os outros animais considerados irracionais nunca tiveram e nunca terão esta capacidade que o homem tem, ou seja, agem apenas por instintos e necessidade de sobreviver.

O homem sempre atuou de forma diferenciada dos outros seres, mesmo quando ainda não havia adquirido certas habilidades complexas para facilitar sua sobrevivência. Em meio ao silencio da imensidão do universo ele estava desenvolvendo sua capacidade de pensar para criar formas e meios para tornar sua sobrevivência menos sofrida. Por causa disso ele desenvolveu capacidade de criar e transformar o lugar onde ele habitava. Indo mais alem, foi capaz de criar instrumentos de musicas, instrumentos de corte, aprendeu a fazer moradias, a cantar, guerrear para se defender de predadores, a comunicar-se..., até chegar aos nossos dias.

Com o passar do tempo os sentimentos só aumentaram, pois quando o homem passa a experimentar coisas novas mais ele abre o leque das idéias e um mundo novo se abre em sua mente permitindo surgir outros turbilhoes de pensamentos.

No decorrer da história alguns homens tornaram-se celebres na arte de pensar e transmitir o que pensaram. Estes foram considerados por muitos na antiguidade como verdadeiros sábios e muitos chegaram a ser chamados de deuses. Recebiam títulos de nobreza e eram visto com muito respeito pelas tribos e comunidades pela transmissão dos ensinamentos que davam ao povo.

Os tempos mudaram. Centenas de filósofos vieram e se foram. Milhares de pessoas em todo o mundo viveram a experiência de aprofunda-se em áreas especificas do conhecimento humano. Escreveram milhões de livros com teorias espetaculares e ainda assim o homem não se entendeu. Aqui não estou dizendo que conhecimento não é valido, estou dizendo que apesar de tudo o homem continua tão cético e tão irracional quanto os bichos.

Particularmente acho que o homem é aquilo que é. É aquilo para o qual foi criado para ser. Sendo racional estará sempre usando as faculdades do pensamento para produzir conhecimentos. Muitos destes úteis a toda a humanidade e outros prejudiciais. Este ser racional é o único capaz criar, destruir e dar sentido a tudo que faz ou deixa de fazer.

O homem é tudo e nada. Poderíamos dizer que é tudo quando é capaz de mudar o mundo para melhor, ver o seu próximo como um igual, quando contribui para o bem do outro, do contrário, é apenas um ser e nada mais.

O homem é criação de Deus e para tanto foi criado para o bem. Não vou entrar no detalhe deste homem criado por Deus hoje, mas me comprometo a escrever sobre isto longamente numa oportunidade breve.

Professor Valdeni Cruz.
       

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...