A presidenta Dilma Rousseff
começou nesta quarta-feira (8) uma viagem de dois dias pelo Nordeste para
vistoriar o andamento das obras do projeto de integração do Rio São Francisco e
da Ferrovia Transnordestina. A presidenta deverá passar por pelo menos sete
municípios do Ceará e de Pernambuco. Além de visitar as obras, Dilma deverá se
reunir com técnicos e representantes das construtoras envolvidas nos projetos.
A presidenta desembarcou por
volta das 10h em Paulo Afonso (BA), de onde seguiu para Floresta (PE), primeiro
ponto do roteiro de vistoria das obras. O Projeto de Integração do Rio São
Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional tem como objetivo
assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de 390
municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, do Ceará, da
Paraíba e do Rio Grande do Norte.
A obra está dividida em duas
partes. O Eixo Leste, com 220 quilômetros (km), prevê a construção de canal,
estações de bombeamento, reservatórios, túneis e aquedutos entre os municípios
de Monteiro e Floresta, ambos na Paraíba. No Eixo Norte, que tem 402 km, o
trabalho será realizado entre as cidades de São José de Piranhas (PB) e Cabrobó
(PE).
Quando o Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado, em 2007, a previsão era que o Eixo
Leste fosse concluído até junho de 2010, com custo total de R$ 1,58 bilhão.
Para o Eixo Norte, a data de conclusão estava marcada para dezembro de 2012,
com custo total de R$ 3,4 bilhões.
No último balanço do PAC, no
entanto, feito em novembro do ano passado, a data de conclusão do Eixo Leste
foi adiada para dezembro de 2014, e o investimento realizado somava R$ 2,8
bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão já foram investidos entre 2007 e 2010 e mais
R$ 1 bilhão está previsto até 2014. A nova data de conclusão do Eixo Norte é
dezembro de 2015, e o investimento subiu para R$ 4 bilhões – R$ 1,7 bilhão
entre 2007 e 2010 e R$ 2,3 bilhões até 2014. Segundo o relatório do governo, no
Eixo Leste 71% das obras estavam realizadas e no Eixo Norte a conclusão era
46%.
Dilma deve visitar as obras
em Cabrobó (PE), sobrevoar o Eixo Norte e seguir para Mauriti (CE). À noite, a
presidenta se reúne em Juazeiro do Norte (CE) com as empresas responsáveis por
parte das obras do projeto de integração.
Quinta-feira
Na quinta-feira (9), o foco
será a Ferrovia Transnordestina, obra de
1,7 mil km que vai ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e
Suape (PE). O roteiro de Dilma começa no município cearense de Missão Velha, em
um dos lotes mais adiantados da obra. De lá, a comitiva segue para São José do
Belmonte (PE) e, mais tarde, para Salgueiro.
Alguns trechos da ferrovia
estão mais adiantados, como os 96 km entre os municípios de Salgueiro (PE) e
Missão Velha (CE), que estão com 99% da infraestrutura concluída, segundo o
balanço mais recente do PAC. Mas outros trechos, como o de 420 km entre
Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI) e o de 306 km entre Salgueiro (PE) e Suape,
também em Pernambuco, têm pouco mais de 30% da infraestrutura pronta. A parte
da ferrovia que liga os municípios cearenses de Pecém – São Gonçalo do Amarante
e Missão Velha (527 km) estava com 4% da infraestrutura pronta em setembro do
ano passado.
Quando a construção da
ferrovia foi incluída no PAC, em 2007, a expectativa é que ela fosse concluída
três anos depois. Mas a data de conclusão foi sendo alterada e, no último
balanço do programa, apresentado em novembro do ano passado, a previsão para o
término da obra era o dia 31 de dezembro de 2014.
Os valores da obra também
aumentaram. Em 2007, a previsão era gastar R$ 4,5 bilhões na construção da
ferrovia, mas até 2010 já tinham sido investidos R$ 2,06 bilhões, com previsão
de mais R$ 3,24 bilhões entre 2011 e 2014.
Agência Brasil
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