sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UM DIA DE REALIZAÇÃO - FANTÁSTICO

Hoje foi um dia de realização na minha profissão como professor. Pela manhã, tive reunião com os pais de alunos do 8º e 9º ano da Escola Vicente Feijó de Melo. A tarde tive quatro aulas de geografia na Escola Etelvina.


Na reunião da manhã pude conversar com os pais na presença de seus filhos sobre diversos assuntos. Começamos a reunião a partir de um vídeo motivacional, que retrata a vida de um jovem sem braços e pernas. Este vídeo leva aos que assistem a perceber o quanto nós muitas vezes somos ingratos. Ingratos quando temos toda a condição de sermos melhores e que temos chances que alçar nossos objetivos. Dentro desse contexto, pude dizer com firmeza aos pais presentes na reunião de que eles precisam despertar em seus filhos a confiança na vida e que mesmo que hajam dificuldades é possível melhorar nossas vidas.
No andamento da reunião fui delineando diversos temas. Dentro desses temas estava a questão das drogas, indisciplinas, comportamento, falta de limites e regras. Foi colocado claramente para os pais os riscos que seus filhos correm na sociedade em que vivemos hoje. Para tanto, é necessário que os pais tenham cada vez mais cuidado com seus filhos, pois do contrário teremos sérios riscos num futuro bem próximo. É preciso que acompanhem de perto a vida  educacional de seus filhos.
Foi uma reunião espetacular. Os pais puderam opinar, perguntar, intervir. Eu particularmente amo fazer reuniões com pais, sou bastante direto, não escondendo nenhum dos riscos que eles estão sujeitos se não forem orientados corretamente.
Pela parte da tarde foi a vez de me encontrar com meus alunos do Ensino Médio. Desta vez, preparei duas aulas que trata das muitas informações do espaço geográfico mundial. Antes, porém, assistimos ao vídeo que retratava a vida de um jovem chamado NICK, que não tem pernas nem braços. Este por sua vez faz tantas coisas dentro de suas limitações que nos envergonhamos diante de nossas fraquezas e falta de coragem diante da vida. Em seguida debatemos sobre os diversas problemas que vivemos no mundo dentro do espaço geográfico. Lembramos das mudanças que vem ocorrendo dentro do espaço geográfico planetário. Porém, lembramos que nunca essa mudança foi tão devastadora  quanto agora. Isso deve-se ao sistema capitalista globalizado. Uma vez que o capitalismo desperta nas sociedades a loucura pela consumo. Esse consumismo gera uma demanda de matéria prima para transformar em bens de consuma. Desse modo a natureza tem que corresponder a esses anseios do capitalismo. Portanto, estamos percebendo que planeta está respondendo ao descaso provocadas pelo homem no decorrer da história. Para aprofundar nosso entendimento sobre esse tema, nos utilizamos de dois pequenos vídeos que tem como referência os discursos de Milton Santos. Foi uma tarde de muita aprendizagem. Posso dizer que vivi uma experiência única. Estar de frente com uma sala de aula para discutir assuntos que nos dizem respeito é espetacular.

Valeu muito o dia de hoje

Fico com uma frase que diz: VIVA BEM O DIA DE HOJE.

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...