quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cadastro do Bolsa Família sob suspeita


Vereadora Toinha Rocha (Psol) e deputado Fernando Hugo (PSDB) denunciaram, em plenário, suposta falsificação no cadastro do programa social em Fortaleza. Semas diz que adotou providência
Enquanto a Câmara Municipal de Fortaleza avalia a instalação de CPI para investigar o programa Bolsa Família, novas denúncias de irregularidades no benefício surgem diariamente no Legislativo. Na manhã de ontem, tanto Câmara Municipal quanto Assembleia do Estado trouxeram acusação de que servidores da administração municipal estariam sendo pressionados a falsificar cadastros do programa. A ação beneficiaria pessoas “apadrinhadas” por vereadores da base de apoio da Prefeitura.
A acusação foi feita pela vereadora Toinha Rocha (Psol) e pelo deputado estadual Fernando Hugo (PSDB). Os parlamentares apresentaram depoimento de uma funcionária da Regional VI ao Ministério Público, onde a servidora denuncia a falsificação de informações do cadastro do Bolsa Família por pessoas ligadas ao grupo político do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB).
“Muitas pessoas que trabalham no Bolsa Família da Regional VI falsificam essas informações para que pessoas apadrinhadas, mesmo não tendo condições, recebam o benefício”, diz. A funcionária ainda denuncia que o conselheiro tutelar Marcos Paulo, ligado a Leonelzinho, estaria encaminhando pessoas para “furar-fila” no cadastramento do benefício.
O POVO optou por não publicar o nome da denunciante, uma vez que ela não foi encontrada pela reportagem. Segundo o depoimento prestado ao promotor Ricardo Rocha, no dia 3 desse mês, a funcionária teria sido lotada na SER VI após procurar o Instituto Jader Alencar, propriedade de Leonelzinho.
Apuração
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) declara que já suspendeu, desde a segunda quinzena de agosto, o acesso da unidade da SER VI ao sistema do Cadastro Único de programas sociais do governo. Os formulários preenchidos na Regional estão sendo encaminhados para a sede da Semas, onde permanecerão até o fim das investigações. 

Na Assembleia, Fernando Hugo pediu a entrada da Polícia Federal na investigação do caso. Já Toinha Rocha cobra decisão da Mesa Diretora no sentido da instalação da CPI do Bolsa Família. Na manhã de ontem, o vereador Leonelzinho Alencar, que disputa votos com Toinha e Hugo na Grande Messejana, não compareceu à Câmara Municipal.

O presidente da Câmara, Acrísio Sena (PT), defendeu a investigação do caso, mas pediu paciência a vereadora. Ele alega que não pode abrir uma CPI “a cada denúncia contra vereador que surgir”. 
SERVIÇO  
Denuncie casos de irregularidades no cadastro do Bolsa Família
Onde: Ouvidoria da Secretaria Municipal de Assistência Social
Fone: 3105.3426
Saiba mais  
O líder da oposição na Câmara Municipal, Plácido Filho (PDT), denunciou ontem que já chega a cerca de mil o número de terceirizados vítimas de assédio moral pela Prefeitura de Fortaleza.
Plácido afirma que possui gravação comprovando novas denúncias. Dessa vez, a diretora de uma Policlínica apareceria cobrando que servidores municipais participassem de “bandeiradas” em prol do candidato Elmano de Freitas (PT).

Segundo ele, os servidores municipais estão sendo pressionados pela Prefeitura para apoiarem o candidato petista e os vereadores de base da prefeita Luizianne Lins (PT).
O líder da oposição declara que deverá organizar uma manifestação, para os próximos dias, com os terceirizados que foram demitidos da Prefeitura após pressão política.
 FONTE: O POVO

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...