quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estudante condenada por racismo contra os nordestinos



Como argumento de defesa a estudante afirmou
que não esperava tamanha repercussão da mensagem na rede social


A estudante Mayara Penteado Petruso foi condenada a um ano, cinco meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo contra os nordestinos. A ofensa foi cometida por meio do Twitter no dia 31 de outubro de 2010, logo depois da vitória eleitoral como nova presidente da República da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra. “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”, escreveu a estudante pela rede social.  
A pena contra ela foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. A decisão foi tomada pela juíza da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo, Mônica Aparecida Bonavina Camargo. Em sua defesa, Mayara admitiu a publicação da mensagem e disse que foi motivada pelo resultado das eleições presidenciais.
Repercussão
Ela declarou que não tinha a intenção de ofender, que não é preconceituosa e que não esperava tamanha repercussão. De acordo com o processo, Mayara afirmou estar envergonhada e arrependida. Estudante de Direito, Mayara perdeu o emprego em um escritório de advocacia depois do o episódio. Ela também teve de mudar de cidade e abandonar a faculdade. 

 “O que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo”, afirmou a juíza na decisão. Mônica Aparecida estabeleceu a pena abaixo do mínimo legal já que Mayara sofreu consequências com a infração. “Foram situações extremamente difíceis e graves para uma jovem”, declarou a juíza. (das agências de notícias
Como
ENTENDA A NOTÍCIA

Na época das ofensas pelo twitter, Mayara Petruso foi acompanhada nos ataques por pessoas que pensavam da mesma forma, o que gerou indignação em nordestinos e sulistas que não aceitaram o discurso preconceituoso.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...