terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eliane elogia redução da tarifa de energia pelo Governo Federal



Dep. Eliane Novais (PSB)
Dep. Eliane Novais(PSB)
Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (11/09), a deputada Eliane Novais (PSB) elogiou a decisão do governo Dilma Rousseff de reduzir a tarifa de energia elétrica para todos os brasileiros, a partir de 2013. “Os consumidores residenciais terão uma redução média de 16,2%. Para o setor produtivo chegará a 28%, tornando nossa indústria ainda mais competitiva”, disse. Segundo observou, os ganhos desta medida serão sentidos na diminuição de preços para o consumidor brasileiro e nos produtos de exportação, abrindo mais mercados e novos postos de trabalho.
Conforme acrescentou a deputada, no Brasil as empresas de energia, telefonia e mineradoras foram vendidas, causando graves repercussões na política de desenvolvimento do País. Para ela, o caso da Vale é emblemático. Foi leiloada em 1997 por R$ 3,3 bilhões, após ter tido um lucro de R$ 13,4 bilhões no ano anterior.  “Ao custo de se vender mais linhas telefônicas e energia, garantindo a alta lucratividade de grupos privados e que terminou por gerar monopólios, privilégios, frete elevado e baixa eficiência, o que vemos são tarifas que pesam no bolso do consumidor”, assinalou.
Eliane considerou que os gastos com energia e telefone pesam bem mais que os de água. “A nossa tarifa de telefonia é uma das mais altas entre os países emergentes e a de energia elétrica é a mais cara do mundo. Além disso, os serviços de telefonia estão entre os campeões de reclamações”, acentuou.
Para ela, ao buscar saídas para fortalecer a economia e a indústria, o Governo Federal está compensando os aumentos exorbitantes de energia dos últimos anos. “Devemos estar atentos para entendermos como essas medidas anunciadas pela presidente Dilma irão atingir o povo cearense”, pontuou.
A deputada também abordou a falta de saneamento no Ceará.  Segundo ela, o Estado está entre os 15 com menor nível de saneamento para os pobres. “Estamos abaixo da média do Nordeste e do País, com apenas 17% das famílias na extrema pobreza sendo beneficiadas com esgotamento sanitário.”
JS/AT

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...