segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Olá caros e ilustríssimos professores!


Professor Valdeni Cruz
Formado em Pedagogia
Estudante de Teologia e História
Radialista e Sindicalista

Imagem do Google
                                         

Quero dedicar neste dia de hoje este pequeno artigo a todos os professores para dizer que somos aqueles que mesmo não sendo reconhecidos estamos fazendo a diferença. Somos nós que estamos na ponta para sustentar uma sociedade cada vez mais doente, aonde toda a espécie de problema vem para em nossas mãos. Hoje somos considerados os segundo pais dessas crianças e jovens, pois a família já não dá conta de formar seus filhos os costumes básicos, vindo estes pararem em nossas mãos para que o transformemos em cidadãos. Somos também psicólogos para cuidar daqueles que já vem com uma série de problemas psicológicos. Temos que também assumir o papel de um Estado omisso, pois aqueles que já estão no mundo do crime, das drogas e rejeitados pela sociedade tem que vir para dentro das salas de aula para que mais uma vez o professor seja o salvador da pátria.  
Com todas essas tarefas que os professores foram assumindo no decorrer do tempo, muitas vezes é ele o culpado por não tornar a educação do Brasil a melhor do mundo. São eles os responsáveis pelos níveis baixos do IDEB. São eles os despreparados e os mal formados e, portanto, culpados em quase todos os pontos negativos.
Mesmo assim, diante diante de todos estes desafios, estes educadores assumem a missão árdua e vai para onde ele é chamado a contribuir. Assume com coragem dando tudo de si para ver nossos pequenos darem os primeiros passos para vida. Seja pela manhã, seja pela tarde, estando doente ou saudável, lá está ele disposto a trabalhar as mentes desses educandos para que num futuro bem próximo possam estes corresponder com os anseios da sociedade.
Não pode esquecer, portanto, que educação é sempre defendida com muita ênfase, sejam por jornalistas, políticos, doutores, etc. Porém, quando se trata da práxis para isso aconteça já há a mesma garra. Qualquer projeto que se destinam ao congresso, as Câmaras Legislativas que visem à melhoria da vida dos profissionais da educação, sempre encontra muita resistência.
Haja vista que no Brasil foi aprovada uma Lei que visa amenizar o desrespeito aos profissionais da educação que foi a criação da Lei que instituiu o piso nacional. Esta lei estabelecia um piso para todo o território brasileiro, onde nenhum professor deveria ganhar menos do que aquele piso. Que todos os salários deveriam se basear a partir deste para corrigir carreiras e estabelecer no decorrer do tempo um salário digno para que aqueles que abraçaram a missão de educar.
Pasmem os leitores, mesmo depois desta lei, que foi aprovada em 2008, ainda hoje há estados e municípios descumprindo a mesma. Alguns passaram somente depois de ações judiciais. Outros aproveitaram para tramar contra estes profissionais modificando o Plano de cargos e Carreira do magistério e desse modo prejudicar de forma direta o coitado do professor.
Não podemos esquecer-nos das condições de trabalho que em alguns lugares chega a ser degradante. Salas de aulas quentes, escuras, mal conservadas, escolas distantes, multi-seriados, transportes precários muitos outros fatores negativos que em nada tem contribuído para o progresso da educação no Brasil.
Outro fator que não pode ficar sem ser comentado e falta de respeito dos nossos gestores em todo o Brasil. Estes são capazes de usurpar os recursos destinados à educação em benefício próprio deixando de cumprir com aquilo que é mais precioso para nós, pois é por meio da educação que tornamos o Brasil um país mais forte e mais rico.
Portanto, caríssimos profissionais da educação, sejamos conscientes de que estamos nas mãos dos poderosos e que para sermos vencedores precisamos ter coragem de não aceitar os desmando que se impõem contra nós. Você que defende tanto que devemos cultivar a liberdade, não se deixe prender nas cordas da covardia de não lutar pelo que é seu. Lute, corra atrás, defenda uma educação de qualidade e defenda acima de tudo, respeito por você, pois do contrário, eles continuarão nos manipulando e nos sufocando até desistirmos de acreditar nos nossos sonhos.

Artigo escrito por Professor Valdeni          

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...