O que era esperado aconteceu. Câmara de vereadores vota Orçamento de 2012 sem Audiência Pública que discutiria o Orçamento para o ano de 2012.
Infelizmente Pentecoste não tem representantes do povo. Tem pessoas que em nome de interesses pessoais vota no que o executivo manda.
Infelizmente Pentecoste não tem representantes do povo. Tem pessoas que em nome de interesses pessoais vota no que o executivo manda.
As funções principais de um vereador são:
Atividade Plenária
É a ação do vereador nas votações e discussões em plenário – onde são travados os grandes debates. É ali também que ele se posiciona politicamente, através de pronunciamentos. Vota os projetos de lei e defende suas propostas.
Ação Partidária
Cada vereador é eleito por um partido. Por isso mesmo tem que se manter em sintonia com seus dirigentes, lideranças e correligionários. Reuniões de bancada, de diretório e mesmo de discussão de estratégias exigem muito do parlamentar na condução de seus trabalhos legislativos.
Atividade de Gabinete
É no seu gabinete uma sala apropriada o que o vereador recebe seus eleitores. Tem acesso às sugestões, às críticas, às reivindicações que dizem respeito ao seu desempenho e a sua região. É do gabinete, também, que ele aciona seus contatos – telefônicos ou pessoais – com as bases ou com o governo.
Membro das Comissões
Cada vereador integra uma ou mais comissões permanentes da Casa, onde são apreciados os projetos específicos da área a que se dedica essa comissão. Existem também comissões temporárias, criadas para assuntos específicos, com prazo previsto de atuação.
Elo com o Governo
O vereador é quem cuida do relacionamento com suas bases, com os eleitores da sua região – com o governo, reivindicando melhorias, encaminhando soluções, elaborando e acompanhando projetos. Ele é o elo de ligação do governo com povo.
Este é o trabalho que um vereador deveria fazer. Porém, o que acontece em nossa cidade é realmente de assombrar. Não se concebe uma coisa dessas. Como é que pode uma Câmara composta por 9 vereadores, onde 8 deles obedecem a risca ao executivo. É lastimável ter que escrever um artigo como este. O projeto orçamentário chegou a Câmara e o correto, num município no mínimo coerente, deveria ser convocar as instituições e sociedade para discutir esse orçamento. Pra que isso? Ora, para analisar onde os recursos devem ser gastos; quais as prioridades. Não. Em Pentecoste os representantes do povo na realidade obedecem cegamente as ordens do gestor. Este tem mais voz e vez para com os vereadores, que foram escolhidos pelo povo, do que o próprio povo. Estamos há muitos anos nessa situação. Não é atoa que defendemos abertamente um renovação na câmara de vereadores de nosso município. Tenho certeza que Pentecoste merece representantes melhores.
Uma coisa é certa: enquanto nós não tomarmos uma posição firme de rejeitar todas essas aberrações que se cometem contra nós, estamos perdidos.
Somos conscientes que Pentecoste de fato está clamando por mudança. Convocamos a todos que tem um pouco de dignidade a dar essa resposta para todos aqueles que acham que o povo vão sempre comer na mesma tina.
2012 vem ai. Dê uma resposta a tudo isso.
Professor Valdeni Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário