terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FIM DO MUNDO - Astrônomos, historiadores e até astrólogos desmentem 'fim do mundo


Daqui a poucas horas, o calendário cristão vai apontar a curiosa data 12/12/12, que se repete a cada 100 anos. Daqui a alguns dias, o calendário maia encerra mais um ciclo. Mais precisamente no dia 21 de dezembro.
As duas datas são apontadas por alguns místicos, religiosos e populares como prováveis dias do "fim do mundo", "apocalipse" ou do início da "nova era". As especulações e teorias alarmistas levaram pessoas a criar abrigos subterrâneos e até mesmo suicídios já foram registrados dado o temor de um colapso global.

Nos Estados Unidos, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) chegou a convocar seus maiores especialistas para desmentir qualquer base científica de alguma catástrofe em dezembro. Na Rússia, instituições científicas fizeram o mesmo. Líderes indígenas descendentes da civilização maia idem.

Aqui no Ceará, o Diário do Nordeste ouviu especialistas em história maia e até em astrologia para debater a lenda urbana que prevê o "fim dos tempos" nos próximos dias. 

Mesmo astrólogos desmentem rumores

Embora as previsões catástróficas para este dezembro tenham começado com alguns grupos esotéricos, astrólogos experientes acreditam que há muito exagero sobre o tema e desmentem qualquer perspectiva apocalíptica que tenha base na astrologia.

De acordo com a astróloga Andréa Maluf, da Associação de Astrólogos do Ceará (AACE), o que haverá é apenas "o fechamento de um ciclo do calendário maia, que não tem nada a ver com o fim do mundo ou com uma catástrofe. É como o fim de uma estação, o fim da primavera, o fim do verão. Termina um ciclo e começa o outro. Não há nada na astrologia que mostre algo além  disso".

A numerologia também não destaca nada de catastrófico para a data 12/12/12, que, aliás, se repete a cada século do calendário cristão, embora também faça referências a mudanças de ciclos nessas ocasiões.

Historiador mexicano radicado no Ceará explica confusão  

Em linha parecida de raciocínio, guardadas as devidas proporções, o historiador Carlos Velásquez, mexicano radicado no Ceará, também sustenta que a teoria de um fim do mundo com base no calendário maia é uma interpretação equivocada da cultura daquele povo antigo.

"O calendário maia tem dois ciclos simultâneos. Um é de contagem solar e o outro lunar. Eles são representados, como duas grandes rodas de pedras. A maior é solar e circunscreve a menor, que é lunar. As duas giram e obviamente  a lunar completa os seus ciclos mais rapidamente. A cada número determinado de anos, os dois ciclos coincidem e se dá o inicio de uma nova contagem", explica Velásquez.

Ele acrescenta que "o que está previsto para o dia 21 de dezembro é exatamente o fim de um ciclo, mas isso é uma consequência de todo calendário. Outra coisa que muda é o signo astrológico vigente. Então quando se fala na cultura maia que o mundo vigente vai acabar e começar outro não se trata do mundo físico, mas sim de um um mundo simbólico".

Ceará Científico antecipou esclarecimentos 

Para dirimir ainda mais essas dúvidas sobre um eventual fim do mundo, o blog Ceará Científico, do Diário do Nordeste, publicou, em maio, a descoberta feita por arqueólogos, na Guatemala, deum calendário de origem maia que contava os dias até por volta do ano 5800. O post foi o mais lido do blog no ano, com 7.065 acessos.

Portanto, se o internauta chegou a temer as datas que se avizinham pode ficar mais tranquilo. Nem astrônomos, nem astrólogos, nem historiadores, nem arqueólogos encontraram nenhuma evidência do fim do mundo. 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...