quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PROJETO DANDO UMA VOLTA PELO NORDESTE


Professor Valdeni Cruz

Nesta, 13 de Dezembro, aconteceu na Escola Etelvina, a Culminância do Projeto “Conhecendo o Nordeste”. O evento fez uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga com apresentação de danças e canções em homenagem ao ícone nordestino.  Foi um momento festivo com a presença dos alunos e dos professores que atentos prestigiaram o evento.




LUIZ GONZAGA


LUIS GONZAGA_ Luis Gonzaga do Nascimento 13-12-1912 (Exu Pernambuco) 1-8-1989 (Recife, Pernambuco). Filho de um músico sanfoneiro (Januário), tocou sanfona desde criança e ingressou no exército em 1930, viajando com as tropas pelo Brasil. Em 1939, estando no Rio de Janeiro pediu dispensa da corporação para tornar-se músico em casas de baile e cabarés, chegando a tocar nas ruas para ganhar o sustento. Em 1941 apresentou-se com sucesso no programa de calouros de Ary Barroso na Rádio Nacional apresentando a toada Vira e mexe. Passou a acompanhar cantores, fez gravações como instrumentista, trabalhou em várias rádios apresentando músicas com ritmos regionais, principalmente do nordeste. A partir de 1945 passa a grava também cantando, obtendo o primeiro sucesso com Dezessete e setecentos (com Miguel Lima) e fixou uma parceria com o jornalista cearense Humberto Teixeira, com quem passou a compor peças de temática nordestina, estabelecendo o ritmo do baião. São produtos dessa parceria as obras Baião (1946), Asa Branca (1947), Juazeiro (1948), Paraíba (1950), Assum Preto (uma transposição de Asa Branca para modo menor) e Respeita Januário (1950). Passou a ter como parceiro Zé Dantas, destacando-se as obras Cintura Fina (1950), ABC do Sertão (1950), Vozes da Seca (1950). Passou a ser denominado o "Rei do Baião". Pai do compositor Gonzaguinha, passou a ser chamado de Gonzagão a partir da década de 80.


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...