terça-feira, 11 de dezembro de 2012

REPRESENTANTES DO SINDSEP SE REÚNE COM PROCURADORA DO MUNICÍPIO E VEREADORES PARA FAZER UMA LEITURA DA PROPOSTA DE TEXTO DA NOVA LEI ORGÂNICA


Professor Valdeni Cruz
Formado em Pedagogia
Estudante de Teologia e História
Sindicalista e Radialista


Hoje pela manhã, 11 de dezembro, membros do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Pentecoste), juntamente com representantes da Prefeitura Pentecoste e vereadores,  se reuniram para analisar pontos da Lei Orgânica que deve ser apresentada nesta quinta-feira. Fizemos uma releitura dos pontos que já haviam sido discutidos no ano anterior, numa grande assembleia reunida no CVT. Reunião esta onde houve discussões acaloradas a respeitos de pontos negativos da Lei que retirava direitos garantidos e, portanto, rejeitada pelos servidores e, diga-se de passagem, discutidas por meio de convocações do sindicato e da sociedade.

Outra vez em que a Lei quase foi votada, foi quando a Câmara de Vereadores se avexaram para votá-la novamente, pois segundo eles, os vereadores, estavam apressados por causa do concurso que deveria acontecer na época. Foi quando doutora Valéria acionou o SINDSEP. Sabendo da informação, imediatamente divulgamos o que estava acontecendo. Fizemos isso por meio das redes sociais, dos Blogs, da Rádio, pelo Programa a Voz do Sindsep. Sendo convocado, o povo compareceu em massa na Câmara em uma tarde e na presença de muitas pessoas, discutimos pontos importantes que seriam negligenciados casa a Lei viesse a ser votada da maneira que estava. Por causa da pressão, novamente foi retirada de pauta, voltado somente agora á discussão. O concurso não aconteceu e, portanto, a Lei mais uma vez foi esquecida.

Semana passada surgiu novamente o comentário de que a Lei poderia voltar à pauta da Câmara. Agora de forma urgente, visto que temos um concurso às portas e daí a pressa de se votar esta Lei Orgânica, a pedido, segundo informações, da própria Prefeita eleita.

Sabendo da informação, o sindicato entrou em contato com Dr. Clara, procuradora do Município para confirmar a informação. A mesma confirmou. A partir disso, começamos a ver possibilidade de marcar uma reunião para verificar se os pontos levantados pelas pessoas lá na reunião do CVT haviam sido considerados.  A reunião, portanto, foi marcada para esta manhã.  Ao fazermos a releitura do texto, vimos que alguns pontos sim haviam sido alterados, outros entretanto,  não constavam. A vereadora Valdelice, de posse da Lei e de um computador foi fazendo as devidas alterações que foram sendo revistas, tanto pelo sindicato quanto pela Dr. Valéria Vereadora e Dr. Clara. Em nenhum momento tratou-se de negociação e sim de revisão, pois as negociações já foram feitas durante todo processo de alteração da Lei. Porém, como disse antes,  alguns pontos ainda não havia sido alterados.

Como todos sabem, o SINSEP entrou com uma ação contra a prefeitura para que a mesma passasse a pagar o salário mínimo aqueles servidores que recebem menos do que meio salário mínimo. Antes de ser movida a ação, houve algumas reuniões entre sindicato e prefeitura com a intenção de que o se resolvesse de forma legal, ou seja, far-se-ia uma emenda na Lei Orgânica para que os servidores que tivessem feito o concurso para 20 horas passassem a trabalhar às 40 horas e assim recebesse o salário completo A  Prefeitura não aceitou. Sendo assim, amparados pela constituição que afirma que nenhum trabalhador deva receber menos que um salário mínimo, o SINDSEP entrou com uma ação. Esta ação já foi julgada em todas as instancias e em todas elas favoráveis ao SINDICATO. Portanto, cabendo apenas à decisão da juíza.

É também do conhecimento de todos que quase a totalidade dos servidores que tinham apenas 20 horas e recebiam meio salário mínimo, foram chamados pela Prefeitura e ampliados às outras 20 horas e assim, passaram a receber o salário mínimo.  Dentro desse contexto, a Nova Lei Orgânica prevê a criação de uma emenda que define legalmente que todos os funcionários que tem 20 horas do concurso de 2003 e que recebe menos do que um salário mínimo sejam efetivado por 40 horas semanais.

Entenda o processo defendido pelo SINDICATO

Como foi dito, o SINDICATO tentou por algumas vezes fazer isso que a prefeitura quer fazer agora. Não tendo conseguido êxito pelo diálogo, entrou como uma Ação Judicial em 2006. Acontece que a ação pede que justiça obrigue a Prefeitura a pagar o salário mínimo independente da Carga horária, ou seja, quem trabalha 20 horas deverá receber o salário mínimo como garante a Constituição. Não importa o total de horas trabalhadas, o que não pode é o trabalhador receber menos que um salário mínimo.

O SINDICATO não está negociando nada disso com prefeitura quanto a esta questão. Pelo contrario, estamos aguardando ansiosos pela decisão favorável da justiça.

Porém, a decisão da prefeitura é a de manter o que foi dito por eles desde sempre. Ai não somos nós que decidimos nada. Quem decide é o Legislativo. Todo mundo sabe que os vereadores pouco entendem de Lei Orgânica. Durante as discussões da Lei eles pouco opinaram que dirá discutir o texto da lei em debate. Mas nós estivemos o tempo todo sendo acompanhados pelo advogado do sindicato e pela vereadora Dra. Valéria que nos garantiu acesso à tribuna da Câmara para mostrar a sociedade do que se tratava a Lei e qual a sua importância para o nosso município e qual era nossa posição enquanto sindicato em relação ela. Portanto, não é agora que vamos abrir mão daquilo que defendemos desde sempre.

Saibam todos os leitores que esta lei vai ser apresentada na quinta-feira. Na ocasião será dito todos os pontos que foram discutidos com o sindicato e que nós não abrimos mão dos direitos adquiridos quanto à questão do Quinquênio e Licença Prêmio e nem de outros pontos importantes aos servidores.  A Nossa parte estamos fazendo. A outra parte deve ser feita pela pressão da população e das representações e instituições da sociedade que está convocada para se fazer presente na Câmara  no dia da votação e dos vereadores que é quem vai decidir se aceita ou não. Se dependesse do sindicato esta Lei já teria sido votada a dois anos quando começou a discussão.

Nós sindicalista estamos cientes e esta é nossa vontade. Esperamos que haja sensibilidade por parte da Prefeitura e por parte dos legisladores para que aprovemos uma lei que fique para a história de Pentecoste como uma Lei que respeite os cidadãos que residem nesta cidade.

Artigo escrito pelo Professor Valdeni Cruz
Sec. de Cultura e Comunicação do Sindsep 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...