quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aula de campo com os alunos da Vicente Feijó de Melo


Hoje pela manhã, durante as aulas do 8º e 9º da Escola Vicente Feijó de Melo levei meus alunos para observarem o início da construção da Quadra de Esporte.

Prof. Valdeni e alunos do 9º ano A
Enquanto caminhávamos pela obra fui fazendo alguns comentários a respeito da tecnologia aplicada à obra. Contava que há tempos atrás uma obra, como a que estávamos vendo, utilizava uma grande quantidade de mão de obra para a realização das mais variadas tarefas. Exemplo disso são os buracos das colunas principais que antigamente era o próprio homem que cavava com instrumentos simples como alavanca, chibanca, picarete e pás. Portanto, numa obra como uma quadra de esportes eram inúmeros os trabalhadores braçais. Com o aperfeiçoamento da tecnologia esses inúmeros trabalhadores foram substituídos pelas máquinas que numa velocidade incomparáveis realiza o trabalho em tempo recorde.

Alunos do 9º ano A
Mostrava para os alunos da importância de uma quadra de esportes como a que está sendo construída no Bairro de Santa Inês (Escola Vicente Feijó de Melo). Ambiente onde os jovens e as crianças poderão usar para o lazer e a prática de esportes e desse modo poder substituir o tempo ocioso que muitos desses jovens têm de uma forma saudável. Através das competições e no dia-a-dia da própria comunidade.

Alunos do 8º ano A
Ainda conversava com eles que a quadra que está sendo construída é um projeto do Governo Federal que atende a vários municípios no Estado do Ceará e do Brasil. Lembrei a eles de nossa luta dentro da própria escola para que essa quadra pudesse ser uma realidade o mais rápido possível. Que eles eram merecedores de tudo aquilo que viam e de tudo o que ainda pode vir a ser construído dentro da própria escola, como o Auditório, o Refeitório, entre outros.

Temos que entender que é direito nosso de termos educação de qualidade e que é dever do Estado dar o melhor para nós, pois para isso pagamos bilhões em impostos todos os anos.

Alunos do 8º ano A
Precisamos compreender que quando recebemos esses benefícios não é por bondade dos governos é obrigação deles e direito nosso. Foram eleitos com o voto do povo para que estes possam representar e representar bem. Para representar bem é necessário cumprir com suas obrigações, respeitando cada cidadão como de fato deve ser respeitado.

Parabenizei a todos pelo momento em que estávamos ali. Disse a eles que o prazo de entrega é de 180 dias. Queira Deus que realmente seja entregue no tempo certo. E, creio que não haja motivos para que isso não ocorra. Mas, como sempre as pessoas duvidam que isso ocorra no tempo certo, pois parece um castigo. As obras públicas têm prazo para ser entregue, mas mesmo assim extrapolam todos os prazos. Do contrário, no serviço privado, dificilmente isso ocorre. Não sei por que tem que atrasar alguma coisa visto que todos os recursos já estão disponíveis. Mas para bom entendedor meia palavra basta para saber por que as coisas e principalmente nas pequenas cidades acontecem dessa forma: tirar proveito e tentar manipular a opinião pública.

Artigo do Professor Valdeni Cruz
         

2 comentários:

Carmen Silva disse...

Parabéns pelo seu carinho com a nossa escola e sua metodologia de ensino.

Claudemir Silva disse...

Hei Valdeni essa aula de campo foi a melhor das melhores

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...