sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Indústria: mais otimismo em relação aos próximos meses


PESQUISA DA FGV

Dados prévios divulgados hoje pela FGV mostram que a confiança da indústria ficou estável em novembro, interrompendo uma trajetória de dez meses de queda. Apesar das avaliações em relação ao momento presente estarem menos favoráveis, há mais otimismo para os próximos meses.

A FGV explicou que o índice que mede a situação atual recuou 1,8%, para 100,2 pontos, o menor desde julho de 2009, enquanto o índice de expectativas avançou na mesma proporção, passando para 101,2 pontos, segundo os dados parciais. Com isso, o índice de confiança da indústria ficou estável entre outubro e novembro em 100,7 pontos.

A pesquisa da FGV foi feita com 801 empresas, dois terços da amostra total da pesquisa. No dia 30 deste mês será divulgado o resultado final.

O gráfico abaixo mostra a evolução desse indicador desde janeiro de 2008.

Nuci

Dados prévios mostram também que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) de novembro ficou em 83,3% - patamar idêntico ao da média histórica desde 2003, segundo a FGV, mas o menor desde novembro de 2009. Em outubro, esse indicador havia ficado em 83,5%.


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...