terça-feira, 22 de novembro de 2011

TRABALHO DE HISTÓRIA DOS ALUNOS DO 1º ANO

Na tarde de hoje foram apresentados os trabalhos de História das turmas do 1º ano D e E do Ensino Médio da Escola Etelvina Gomes Bezerra. Tendo como Professor dessas turmas o professor Valdeni Cruz.

Foram divididas 5 equipes e cada uma dessas equipes desenvolveu um tema específico. Os temas trabalhados foram: Família, Educação, Esporte, Religiosidade E Política.
Numa demonstração de entusiasmo todos os alunos do 1º E foram para a frente e deram conta do recado.

A primeira equipe composta Rafaele, Maria Luiza, Bruno, José Filho, Gesilene, Elizianete, Renata, Gessilene. Esta equipe ficou com o tema Educação. Através de cartazes e do depoimento de cada um foi possível demonstrar para os demais colegas o quanto a educação é importante para os nossos e particularmente pata cada um deles.


A segunda equipe ficou com o tema Família. Composta pelos seguintes integrantes: Sávio, João Paulo, Hiago, Geovana, Daniel, Amanda, Mateus, Laissa. Estes, por sua vez, Desenvolveram o tema Família e através de suas colocações puderam dizer que a família de uma importância sem igual para todo ser humano, pois é na família que encontramos nosso lugar e nossa identidade particular.

A terceira Equipe trabalhou o tema Política. Apesar de ser um tema meio chato, pela visão que se tem da política, ficou claro que a política é responsável por tudo que acontece dentro de uma nação. Portanto, não podemos nos furtar dessa realidade. Temos que estar atentos as circunstancias para que saibamos na medida do possível fazer boas escolhas de governantes para nosso país. A equipe citada tinha como membro os alunos Aurineide, Maiara, Manuel, Jefferson, Claunir, Manuel Bruno, 

A quarta equipe, formada pelos alunos Antonio, Flávio, João Paulo Silva, Rafael, Jocicleudo, Elieudo, Genis, . Equipe que ficou com o tema Religiosidade.Os mesmos trataram da religião desdea civilização egípcia até os nosso dias atuais. Passando pelo Islamismo e o Cristianismo. Foi percebido que as maiores religiões do mundo ainda são o Cristianismo, o Budismo, Islamismo e Hinduísmo.
 A última equipe tratou do tema Esporte. Falou-se da importância da prática do esporte. Como é saudável para os indivíduos. Através de imagens demonstraram as diversas modalidades esportivas e a importância de acada uma delas.

Em seguida foi a vez das apresentações da turma do 1º D. Estes também ficaram com os mesmos temas. foram dividades também em equipes.

A primeira equipe composta pela os alunos patrícia, Thaís, Beatriz, Ana Claudia, Roberta, Eguinário, Geovane. O tema tratado por eles foi a educação. Através de imagens e mensagens lidas expressaram seus sentimentos em relação a educação.

Logo depois foi a vez da segunda equipe. Estes cuidaram de tratar do tema Família. Com o depoimentos e questionamentos do professor foram dando seus depoimentos sobre o tema. Equipe composta por Ana Kely, Deyviane, Leilane, Thiago, Ant. Maria.

Depois foi a vez do tema política com terceira equipe. Esta equipe foi formada por Andreia, Dalvânia, Raquel, Walderlane. Com o tema Política tentaram a seu modo dizer o que é política. Percebe-se  claramente que pouco se sabe qual seja verdadeiramente o papel da política para a sociedade.

Para finalizar a ultima equipe, forma pela Cátia Luana, Dara, Jaíla, Vládia, Lucas. Nesta equipe foi colocada a questão do esporte. A importância do esporte para a vida dos jovens. Foi dito que o esporte ajuda a tirar os jovens da ociosidade e que se tivéssemos mais incentivo a prática esportivas muitos desses que jovens que hoje estão nos vícios estariam fora dessa realidade.

Particularmente fiquei muito feliz por ver esses alunos se dispondo a ir pra frente dos colegas e fazer diferença. Dizia eu a eles que isso é que precisa acontecer. Eles precisam serem protagonista. Lutar para conseguir vencer os limites. Que o simples fato de se disporem ir pra frente apresentarem seus trabalhos já é meio caminho andado para o sucesso.

Parabéns a todos  que mesmo sentindo vergonha foram capazes de dar o seu melhor. Tenho certeza que cada um de vocês também se sentiram bem por esse momento de aprendizagem.

Vocês são dez.

Muito grato a todos, 

Professor Valdeni Cruz  


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...