quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CE reduz mais a desigualdade


No Brasil, o Estado ocupa a 10ª posição no ranking das maiores reduções, superando a média nacional

Clique para Ampliar
Programas sociais são apontados
 como um dos principais fatores
 para a diminuição da desigualdade 

KID JÚNIOR
Levando em consideração os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas edições do Censo de 2000 e 2010, um estudo do Instituto de Pesquisa e Estatística Econômica do Ceará (Ipece) apontou ontem que o Ceará é o Estado do Nordeste que, nesse período, mais diminuiu seu índice de Gini, coeficiente utilizado para calcular os níveis de desigualdade na distribuição de renda. A redução foi de 11,18%, saltando de 0,626 para 0,556 (o índice varia de zero a um). Os indicadores do IBGE levam em conta a renda mensal das famílias brasileiras em todas as regiões.

No Brasil, o Estado ocupa a 10ª posição, atrás, na ordem, de Santa Catarina (-17,03%), Mato Grosso (-16,97%), Paraná (-15,86%), Goiás (-15,55%), Mato Grosso do Sul (-14,64%), Minas Gerais (13,01%), Rio Grande do Sul (-12,65%), Rondônia (-12,17%) e Espirito Santo (-11,22%).

Clique para AmpliarApesar do bom resultado apresentado pelo Ceará, o quadro atual ainda preocupa. Em 2000, o mesmo estudo do Ipece indicou que o Estado era o último colocado no ranking da desigualdade na distribuição de renda. A "lanterna" foi passada de mão, agora pertence ao Piauí. No entanto, o Ceará ainda sustenta uma posição desagradável: a sétima pior do Brasil, que representa um salto de seis colocações. No Nordeste, o Estado é dono do quarto melhor índice, atrás, na ordem, de Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Razões

O diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba, atribuiu os melhores resultados a uma combinação de dois fatores. "Em primeiro lugar, há um número cada vez mais crescente na geração de empregos, o que fez com que a população mais carente, que normalmente era a desempregada, tivesse uma renda mensal maior. Em segundo lugar, tem o fato de o Ceará receber grandes quantias de dinheiro para a execução de programas sociais".

Urbana x Rural

No comparativo entre as zonas urbana e rural do Estado, a primeira saiu na frente, com uma redução de 11,27%, enquanto a segunda registrou um Índice de Gini apenas 3,46% a menos que o do ano 2000. "Foi a zona urbana que impulsionou a melhora nos resultados do Estado, avaliou Ataliba. A região urbana corresponde às áreas compostas por imóveis, vias públicas, comércio e outros equipamentos sociais.

Já a área rural consiste em campos, plantações e afins. Em comparação com outros estados, a zona rural do Ceará ocupa a penúltima posição, com uma redução de apenas 3,46%, a frente somente do Piauí, que diminuiu sua desigualdade na renda em 1,89%. O destaque fica por conta de Sergipe, com uma queda de 19,27%.

O Nordeste também mostrou bom desempenho, reduzindo em 9,31% a desigualdade na distribuição da renda. A média nacional foi de 10,22%.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...