segunda-feira, 30 de abril de 2012

CONHEÇA UM POUCO A HISTÓRIA DA DIOCESE DE ITAPIPOCA


CRIAÇÃO


A Diocese de Itapipoca foi criada a 13 de abril de 1971 pela Bula Qui Summopere, Instalada pelo Sr. Núncio Apostólico Dom Umberto Mozzoni, a 21 de Agosto de 1971. A Partir dessa Bula, assinada pelo Papa Paulo VI, a Diocese de Itapipoca foi desmembrada da Arquidiocese de Fortaleza e da Diocese de Sobral

Imagem retirada do Google

LOCALIZAÇÃO DA DIOCESE DE ITAPIPOCA

Está situada no Norte do Estado do Ceará. Limites: N. Oceano Atlântico; LESTE, Arquidiocese de Fortaleza; OESTE e SUL, Diocese de Sobral. 

Seu primeiro bispo foi Dom Paulo Eduardo de Andrade Ponte, 1971 – 1984. Tomou posse no dia 21 de novembro de 1971. No intervalo da instalação da Diocese e posse de Dom Paulo, esteve à frente da Diocese como Administrador Apostólico , Dom Miguel Fenelon Câmara Filho.

Dom Frei Antonio Roberto Cavuto OFM

Dom Antônio Roberto Cavuto, tomou posse da Diocese de Itapipoca, no dia 31 de julho, de 2005 às 17h, na Praça da Catedral de Nossa Senhora das Mercês.

Dom Antônio Roberto Cavuto, nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP), aos 19 de maio de 1944, filho de Antônio Cavuto e Rosália de Oliveira Cavuto. Entrou para o Seminário Menor dos Frades Capuchinhos, em Ouro Fino (MG), em 1959. Ingressou no Noviciado em 1961 e emitiu os primeiros votos em 1962. Cursou Filosofia no Convento de Itambacuri, de 1962 a 1965. Fez o curso de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, de 1966 a 1969. Foi ordenado sacerdote aos 24 de janeiro de 1971, em Espírito Santo do Pinhal.

Durante todo o seu Ministério Sacerdotal exerceu diversas atividades: em 1972, foi vigário paroquial e vice-diretor dos postulantes, em Uberaba; participou do Curso de Franciscanismo em Petrópolis (RJ), em 1973; foi vice-mestre de noviços, em Belo Horizonte, em 1974 e mestre, a partir de 1975, sendo, também, guardião do Convento N.S. do Rosário de Pompéia;

Em 1977 foi eleito Vice-Provincial da Vice-Província dos Capuchinhos de Minas Gerais. Sendo criada, em 1980, a Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, foi eleito Ministro Provincial, sendo reeleito em 1983; foi guardião e pároco em Patos de Minas, de 1987 a 1993; nos anos de 1994 e 1995 foi diretor dos Formandos do Pós-Noviciado, em Belo Horizonte; assumiu o serviço de guardião e pároco no Convento e Paróquia N.S. do Rosário de Pompéia nos anos de 1996 a 2001, sendo também Definidor Provincial e Vigário Forâneo.
De 2002 a 2004 foi guardião, vigário paroquial, pároco e membro do Conselho Presbiteral em Uberlândia. Em 2005 foi transferido para Belo Horizonte, onde estava exercendo as funções de Vice-Provincial dos Capuchinhos de Minas Gerais, Pároco, vigário da Fraternidade, vice-diretor dos Formandos do Pós-Noviciado, Assistente da Ordem Franciscana Secular e Vigário Forâneo.

Dom Antonio foi ordenado bispo no dia 02 de julho em Belo Horizonte, MG pela imposição das mãos de Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araújo, Arcebispo emérito de Belo Horizonte e assistido por Dom Benedito Francisco de Albuquerque e Dom José Alberto, CSS.
O lema escolhido por Dom Antonio para seu episcopado foi ''Queremos ver Jesus'', lema que está em sintonia com o Projeto Nacional da Nova Evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo Dom Antonio, temos que vê Jesus, para “conhecêl-Lo, amá-Lo e segui-Lo, na busca da comunhão e da construção da justiça e da paz."

Dom Benedito Francisco de Albuquerque

Dom Bendito nasceu em Coreaú, no dia 24 de agosto de 1928. Ingressou no Seminário Menor São José, de Sobral no ano de 1941. Em 1948 foi transferido para o Seminário Maior (Seminário da Prainha) em Fortaleza, onde cursou Filosofia e teologia. Foi ordenado diácono no dia 21 de março de 1953 e ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1953 na Catedral de Sobral. No dia 13 de dezembro de 1953, celebrou a primeira missa, em sua cidade natal, Coreaú.
Como Padre, foi Vigário Ecônomo de Coreaú, onde fundou o Colégio Nossa Senhora da Piedade, o Cetro social Rural de Coreaú e Cooperativa Mista de Coreaú. Construiu a Igreja de São Francisco e o prédio que seria o Convento São José para abrigar as religiosas que pretendia levar para a Paróquia. Foi Diretor Diocesano de Catequese em Sobral, cursou Sociologia, na Universidade Gregoriana em Roma, em nível de especialização, foi vigário em granja, coadjutor da Paróquia da Paz e Pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, em Fortaleza.
Dom Benedito foi ordenado Bispo e tomou posse da Diocese de Itapipoca no dia 05 de maio de 1985, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Mercês pela imposição das mãos de Dom Aloísio Lorcheider. Na ocasião estavam presentes 13 Bispos, 92 Padres e 29 Seminaristas e uma grande multidão de fiéis que segundo Dom Benedito lhe possibilitou: “estabilidade Psicológica para um trabalho de conjunto, no Regional Nordeste I, especialmente na Diocese de Itapipoca”. Além destas palavras proferidas em agradecimento pela Ordenação e Posse, Dom Benedito disse que “a hospitalidade deste povo é um fruto eficaz do amor cristão, impressionante em todo seu conjunto”. Afirmou ainda que “já sentia uma simpatia ímpar por essa gente”.

Durante esses 20 anos de episcopado, Dom Benedito muito fez pela Diocese de Itapipoca, fundou o Instituto São Vicente de Paulo e abriu várias casas religiosas em diversas paróquias. Fundou o ITEPI – Instituto Teológico e Pastoral de Itapipoca, o Centro Popular Profissionalizante, Lar Sagrada Família, Casa de Nazaré, Casa de Recuperação dos Dependentes Químicos – “Volta Israel”, Comunidade de Vida Apostólica – Shalom (Itapipoca) e Centro de Defesa dos Direitos Humanos.
Criou várias pastorais e movimentos, paróquias e áreas pastorais e, muito preocupado com a Comunicação e defendendo uma comunicação para a Verdade e a Paz, adquiriu com grande esforço as Rádios Uirapuru e FM Educativa Esperança e criou a Pastoral da Comunicação em janeiro de 1998, aonde vem atuando e formando comunicadores populares em diversas paróquias da Diocese.
Primeiro Bispo de Itapipoca

Dom Paulo - Primeiro Bispo de Itapipoca

Nascimento: 24 de Junho de 1931 em Fortaleza sua Ordenação Sacerdotal foi em Roma, Itália, em 03 de abril de 1954. A sua Ordenação Episcopal foi em Itapipoca, CE em 21 de novembro de 1971. Filho de Frederico Ferreira da Ponte e Maria Helena Andrade Ponte.


ATIVIDADES DURANTE SEU EPISCOPADO NO REGIONAL NE I
Bispo de Itapipoca de 1971 - 1984
Membro da Comissão Representativa pelo NE I (1972-1974);
Presidência da Comissão Episcopal para o Seminário Regional;
Membro da CEP da CNBB (Linha 3: Catequese e setores de Juventude e Educação);
MEMBRO DO Departamento de Educação do CELAM (DEC);
Membro da Associação Promocional de Itapipoca;
Presidente do MEB (1983)
Hoje, é Bispo Emérito da Arquidiocese de São Luis do Maranhão.
Lema: “ Christus heri et hodie” – Cristo Ontem e Hoje.

Informações da Diocese Itapipoca

Um comentário:

Jornal Paroquial de Paraipaba disse...

A Diocese de Itapipoca foi criada a 13 de março de 1971, e não 13 de Abril

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...