segunda-feira, 30 de abril de 2012

HOMEM X TRABALHO


Trabalho


Saiba o que é, definição, importância, diferença entre trabalho e emprego, economia, dia do trabalho
trabalho
Trabalho: atividade física ou intelectual

Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.

O trabalho na vida do homem

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

Diferença entre trabalho e emprego

Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

Dia do trabalho

No Brasil e também em vários países do mundo, o Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio.

www.suapesquisa.com

Comentário do Professor Valdeni Cruz

Achei por bem pegar este conceito do site www.suapesquisa.com  porque é bem interessante. Mas podemos ter um olhar bem mais além do que significa o trabalho. Para muitos é uma realização, para outros, é um martírio. Se eu consegui estudar e pude ter a chance de escolher o trabalho que eu quis é provável que eu sinta-me bem no trabalho. Mas, imagine que eu tenha que trabalhar forçadamente e ganhe um salário miserável e ainda sofra todo tipo de ameaça, será que posso dizer que este trabalho me dá realização pessoal? E quando trabalho sabendo que estou vendendo todo o meu trabalho por um salário de fome, enquanto outros usufruem de meu trabalho para enriquecer? Será que dá para pensar nessas questões? 
Somos manipulados o tempo todo por um sistema que tenta disseminar em nossas cabeças uma ideia fixa: "você tem que trabalhar". "O trabalho é que dignifica o homem". Mas, esses mesmo nunca dizem que o trabalho deve ser também oferecer dignidade ao homem. Entretanto, como é que este homem pode ser digno se o mesmo é desrespeitado a todo tempo? Quando é visto apenas como aquele que deve gerar lucro para as empresas? Quando ver seus patrões enriquecerem e se verem impotentes de em nada poderem melhorar de vida, a não ser a de poder sobreviver? Não seria uma contradição? Penso que sim. Portanto, é nesse sentido que o trabalhador tem que saber se colocar dentro desse contexto perverso em  que o sistema lhe coloca. 
Trabalhar é necessário, mas estamos vivendo a era da maquina e o homem parece querer se igualar a ela: sem vida, sem sentimentos e sem nada de humano. Porém, essa realidade não irá acontecer nunca. Tudo o que pode ser construído por parte do homem e se ele não entender, corre o risco de tudo que constrói sirva para a sua autodestruição.   


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...